Por um mundo (mais) possível
Prepare-se! Na última semana de janeiro, você está convidado a participar de uma mobilização mundial. Vale protestar, celebrar e promover discussões para, no último dia (26), comemorar em grande estilo com o “Dia de Mobilização e Ação Global”.
É claro que essa data não foi escolhida à toa: será também o dia do Fórum Econômico Mundial, em Davos, que reúne especialistas e economistas, anualmente, para discutir temas como violência, exploração, exclusão, pobreza, fome e catástrofes ecológicas, que privam a humanidade dos direitos fundamentais e esgotam os recursos naturais.
Ao mesmo tempo, acontece o Fórum Social Mundial – FSM, absolutamente descentralizado e que promove o encontro de movimentos sociais, redes, Ongs e outras organizações da sociedade civil. A idéia é promover todo tipo de discussão sobre temas relacionados para que surjam novas propostas e para que os integrantes compartilhem experiências e construam redes de articulação que resultem em ações concretas.
O primeiro encontro se deu em 2001 e, nos últimos sete anos, tem sido realizado nessa época – no final do mês de janeiro -, em diferentes lugares do planeta e com espírito total de diversidade. E é esse espírito que se espera no “Dia de Mobilização”.
No site do FSM, você pode acompanhar a articulação dos participantes de 2008: lá estão publicados notícias e vídeos, além das as atividades que serão realizadas pelo mundo. Até o dia 5 deste mês, 850 organizações de 64 países já haviam aderido à mobilização.
Aqui no Brasil, a agenda já está cheia.
Em São Paulo, por exemplo, será realizado o Sábado Feira, que promoverá debates e reunirá entidades e movimentos sociais, além de grupos culturais. Também acontecerá, no centro da cidade, um ato público organizado pela Coordenação de Movimentos Sociais (CMS).
O Rio de Janeiro terá uma feira alternativa e um show à beira da praia com músicos famosos e artistas de favelas.
Curitiba promoverá uma bicicletada para chamar a atenção para essa forma saudável de mobilidade nas grandes cidades.
Além destas, outras cidades como Belém, Natal, Goiânia, Belo Horizonte e Pelotas também anunciaram sua participação.
E você? O que pretende fazer nesse dia?