Profissão: Negotiator tracker
Quer saber o que acontece por trás das reuniões da ONU, nas quais são definidas as negociações preparatórias para a COP-15? A jovem brasileira Juliana Aziz Miriani Russar (na foto acima, na conferência de 2008 – COP14 – em Poznan, na Polônia) está entre os 11 jovens que podem contar.
Todos os dias a “negotiator tracker” publica um texto sobre esses encontros no site do projeto “Adote um Negociador”, lançado em junho deste ano durante a reunião intersessional de Bonn, na Alemanha, e apoiado no Brasil pela ONG Vitae Civilis.
A tarefa de Juliana – e dos outros 11 jovens dos principais países que participam do projeto – não é nada fácil. Depois de passar o dia como “sombra” da delegação brasileira e do negociador-chefe Luiz Alberto Figueiredo, ela anota cada declaração e detalha toda a movimentação desse processo diplomático para, em seguida, postar no site da iniciativa e no Twitter.
Formada em relações internacionais pela Universidade de São Paulo, a jovem de 24 anos é uma espécie de fiscal de tudo o que essas pessoas fazem nesses encontros, o que garante que todos os interessados no tema – e que não podem ir a Bangkok, Barcelona e Copenhague – acompanhem cada passo.
O objetivo desses jovens, com idade entre 20 e 30 anos, é expor os pontos de vista da geração que vai conviver com os impactos do aquecimento global. Se você faz parte desse perfil, é bom ficar de olho, pois é por meio dessas reuniões que os negociadores estão decidindo o futuro do planeta.
Imagem: Arquivo pessoal
Leia também:
Especial – Rumo a Copenhague
*Adopt a negotiator
*Vitae Civilis