Qual o humor da sua cidade?
Você gostaria de saber se a cidade está triste ou alegre? Ou, ainda, apreensiva?
E esse conhecimento certamente influenciaria o nosso dia, você não acha? Pelo menos é o que está tentando provar o artista plástico sueco, Erik Krikortz.
Para tanto, ele criou uma super instalação, na região central de Estocolmo, que envolve cinco prédios, luzes e a internet. A partir do resultado diário da pesquisa feita pelo site Emotional Cities a partir da pergunta “Como você está se sentindo hoje -, esses edifícios se iluminam com uma das sete cores escolhidas para representar sentimentos que vão da depressão (roxa) à felicidade (vermelho).
Quem quer participar da experiência, deve se cadastrar no site e responder a uma série de questões como:
– Você tem dormido bem?
– Sua família está bem?
– Você está inspirado hoje?
Krikortz quer saber como anda a vida das pessoas que, consequentemente, influencia o ritmo da cidade.
E você? Consegue imaginar como seria essa pesquisa em São Paulo, em Salvador, no Rio de Janeiro, em Curitiba, Fortaleza ou Manaus? Qual seria a cor predominante em cada cidade? E será que isso ajudaria as pessoas a mudar suas vidas? Seus hábitos? As tornaria mais felizes e a sua cidade também?
O artista quer levar essa idéia para outras partes do planeta, mas não necessariamente usando o mesmo esquema, com prédios. O principal, para ele, é expor painéis que mostrem a mudança de cores de acordo com a votação popular, para mexer com as pessoas.
O site Emotional Cities já conta com mais de três mil cadastros do mundo todo. Só em Estocolmo são cerca de 2,8 mil pessoas, um número considerável para uma cidade que não possui nem um milhão de habitantes.
E você, como está hoje?