PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Quanto mais magrelas, melhor!

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 10h51 - Publicado em 10 set 2008, 20h36

Entramos em um ciclo vicioso. Muita gente não faz seus (pequenos) trajetos de bicicleta por achar muito perigoso. O perigo, porém, só existe por falta de bicicletas na rua. Segundo uma pesquisa realizada pelo Prof. John Pucher, da Rutgers University, que estuda o uso de bicicletas a 12 anos, quanto mais ciclistas existem em um país, menor o índice de acidentes.

Na Holanda e Dinamarca, onde grande parte da população usa esse meio de transporte (principalmente no último país), os índices de mortalidade de ciclistas são os menores quando comparados com a América do Norte e outras nações da Europa. E, detalhe, na Dinamarca, o uso de capacetes não é obrigatório, e é onde se registra a menor taxa.

Outro exemplo é a cidade de Muenster, na Alemanha. Com uma população de 265 mil pessoas, 35% usa a magrela para se locomover e quase ninguém usa itens de segurança. Claro que a estrutura cicloviária deles é exemplar, mas a taxa de acidentes é baixíssima: um a cada 608 mil deslocamentos.

O que se deve fazer, então? De acordo com a apresentação Cycling For Everyone, de Pucher, feita em Vancouver, no Canadá, aumentar as políticas públicas pró-bicicleta e anti-automóvel é o melhor meio. As cidades da Holanda, Dinamarca e Alemanha, a partir da década de 1970, limitaram o uso do carro e passaram a estimular o transporte público, o pedestre e, claro, as bicicletas. Graças a isso, os índices dobraram em algumas cidades, como Munique, Colônia e Berlim.

Para saber mais informações sobre a pesquisa, confira o blog Transporte Ativo. Eles conseguiram a autorização do autor para traduzir a apresentação para o português e fornecer o link para o documento para ser baixado!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.