PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Que tal trocar armas por bicicletas?

Por Débora Spitzcovsky
Atualizado em 21 dez 2016, 10h33 - Publicado em 1 fev 2013, 12h00

Para reduzir o número de armas ilegais em circulação no Uruguai, o governo do país lançou uma campanha que quer estimular a população a entregar armas de fogo não registradas, por livre e espontânea vontade, às autoridades.

Trata-se da iniciativa Armas pela Vida, promovida pelo Ministério do Interior, que promete dar bicicletas aos cidadãos que entregarem suas armas ilegais ao governo. Os “doadores” também podem optar por levar para casa um computador portátil de baixo custo, produzido pelo projeto One Laptop Per Child (OLPC), desenvolvido para oferecer computadores a todos os alunos de escolas públicas.

Criada para incentivar o desarmamento no Uruguai – que, já no início de 2013, sofreu um aumento no número de homicídios com armas de fogo –, “a campanha quer mostrar o valor de trocar uma arma de fogo por uma arma de conhecimento, no caso do computador, ou de trabalho e saúde, no caso da bike”, disse Marcelo Barzelli, diretor de comunicação do Ministério do Interior do país, que garantiu que a campanha será colocada em prática em breve.

Dados do governo uruguaio estimam que existam cerca de 500 mil armas ilegais em posse de cidadãos e outras 450 mil registradas, o que significa que um em cada três uruguaiosem uma população de 3,2 milhões de habitantes – está armado.

Continua após a publicidade

No Brasil, em 2005, a maioria votou “não” no referendo do desarmamento, que queria proibir a comercialização de armas de fogo no país. Mas, segundo o Ministério da Justiça, o objeto responde por 70% dos nossos homicídios. Você é a favor de que uma campanha como a do governo do Uruguai seja feita por aqui?

Foto: Marta Jimenez/Flickr

Leia também:
Como ganhar uma discussão sobre porte de arma

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.