Quer energia solar? Vá pra Lua!
Que deserto do Saara o quê, o melhor lugar para captar energia solar é a Lua: sua atmosfera é bem mais tênue que a terrestre, maximizando a potência de cada raio.
A estudante de design Bryna Anderson ganhou a Moon Capital Competition, que premia as melhores ideias de design para uma futura ocupação da Lua. Bryna criou uma torre de captação de energia que combinou uma teoria bastante plausível de utilização de placas fotovoltaicas lunares com a noção de criação de uma gravidade similar à da Terra na Lua.
A energia gerada no asteróide seria transmitida para a Terra por meio de microondas – esta parte do projeto é polêmica, pois não se sabe se essas microondas poderiam fazer mal aos humanos. O raio poderia ser direcionado para zonas não habitáveis para evitar este problema.
O que mais entrava não são as microondas, mas o seu preço: construir uma torre dessas na Lua demandaria mais de 5.000 trabalhadores no espaço e muito (muito!) dinheiro. Por outro lado, uma vez finalizado o projeto, seriam produzidos 2 quilowatts de energia por habitante da Terra todos os dias. Isso equivale a aproximadamente 18 minutos de banho quente para cada um de nós, sem represar rios, produzir lixo nuclear, poluir a atmosfera…
Leia mais:
Fábio Rosa: o missionário da energia
Voando com a energia do sol
E-book a energia solar
Visite o site do Planeta Sustentável e siga: