Recusou uma sacola? Então, registre no Planeta!
Você é daqueles que não consegue imaginar a vida sem sacolinhas plásticas? Ou costuma recusá-las em suas compras? Se respondeu SIM para a segunda questão, então, não pode deixar de participar da campanha do Planeta Sustentável: a cada sacola descartável recusada, um clique no contador que está na home do site.
Nosso objetivo é incentivar a discussão e a reflexão sobre o polêmico uso das sacolinhas descartáveis: será que precisamos tanto de sacolas feitas de plástico e outros materiais nocivos ao meio ambiente para carregar o que compramos? Precisamos delas no dia a dia, para embrulhar tudo o que temos e carregamos? Com um mês de campanha, os leitores já recusaram cerca de 165 mil sacolas e você pode ajudar a aumentar esse número.
De acordo com o coordenador do movimento, Matthew Shirts, o contador “cria uma outra dimensão para a ação. Cada leitor que recusar uma sacola, com certeza vai ajudar a fazer uma grande diferença no processo de conscientização”.
Embora existam diversas iniciativas pelo mundo para eliminar – ou, pelo menos, reduzir – seu uso, no Brasil ainda não há uma regulamentação válida com essa característica. Alguns estados e empresas adotaram o emprego de sacolas em plástico oxi-biodegradável ou, como no caso de algumas redes de supermercados, o desconto na compra ao recusar a sacola. Mesmo que ações como essa ainda não tenham resultados significativos, a tendência é que esse tipo de manifestação cresça. E não é pra menos!
As sacolas descartáveis ocupam espaço considerável nos aterros sanitários e lixões e demoram centenas de anos para se decompor. Além disso, elas vão parar – assim como outros produtos de plástico, como as garrafas PET – em ruas, parques, rios e oceanos, matando os animais que as engolem porque as confundem com alimento.
Recusou uma sacola, vai lá na home do site Planeta Sustentável e clique!
Para saber mais, leia o texto: Quantas sacolas descartáveis você recusa por dia?