Rede do bem
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=qoUjl4p9Gsk&rel=1%5D
“[O computador] pode ser um instrumento de conscientização, de libertação pra todas essas pessoas que sofrem”
“Em segundos, um post num blog ou um filme no You Tube geram milhões de acessos que podem fazer ruir impérios. Bom apostar nisso. Os tiranos não terão mais como se esconder”
Esses são trechos de comentários de leitores do Blog do Planeta na Super sobre o The Hub – o You Tube dos Direitos Humanos, sobre o qual nós falamos aqui e no nosso Blog da Redação.
Já deve ter dado pra perceber que esse assunto nos interessa muito, porque a tecnologia tem um poder de transformação ambivalente (como nós já discutimos antes aqui) – ou seja, depende de nós utilizá-lo para o bem ou para o mal.
Para muita gente, o desenvolvimento tecnológico é apenas vilão das causas do Planeta. Mas, como gostamos muito de dar espaço pra “galera do bem”, preferimos mostrar que ele pode ser usado também para promover a sustentabilidade: dentro das nossas casas, nas escolas, nas vias e, pasmem, até nas baladas que freqüentamos.
E se for contar só a internet, já destacamos projetos que fortalecem a democracia, que revolucionam a educação, que unem pessoas para falar sobre a mesma causa, que nos ajudam a trocar o que não usamos mais, a ganhar mais cultura, que informam e que conscientizam.
Inspirados pelos comentários dos leitores – que traduziram perfeitamente tudo isso -, vamos mostrar aqui amanhã outra rede social que têm muito a ver com o que queremos construir em um Planeta Sustentável.