Rocha: a nova aliada contra CO2
Depois de inventarem uma árvore artificial para fazer exatamente o que uma – ãm… – árvore natural faz, os cientistas descobriram um modo muito mais fácil, porém caro, de capturar o CO2 na atmosfera. E, acredite, extremamente abundante na Terra.
O geólogo Peter Kelemen e o geoquímico Juerg Matter, ligados à Universidade de Columbia, em Nova York, fizeram um estudo que descobriu que uma rocha peridotita consegue transformar o gás carbônico em minerais sólidos, como a calcita, aprisionando um dos grandes provocadores do aquecimento global.
Os pesquisadores acreditam, segundo o Yahoo News!, que esse processo natural pode ser ampliado em 1 milhão de vezes, o que poderia armazenar cerca de 2 bilhões de toneladas de CO2 anualmente. Se esse processo for aplicado junto à técnica da árvore artificial, esse número poderia duplicar, reduzindo as 30 bilhões de toneladas emitidas por ano no mundo.
A peridotita é facilmente encontrada, por ser a rocha mais comum da camada abaixo da crosta terrestre. Na península da Arábia, ela é fartamente encontrada na superfície.
O processo, porém, é caro, mas poderia ser aplicado em regiões com grandes emissões, principalmente em áreas onde há petroleiras ou usinas de combustíveis não-renováveis.