Ronaldo e outros famosos jogadores de futebol viram heróis em história em quadrinhos da ONU
O atacante brasileiro Ronaldo e o goleiro espanhol Casillas são, apenas, dois dos dez famosos jogadores de futebol que emprestaram suas imagens à ONU para protagonizar uma história em quadrinhos que pretende chamar a atenção de todos para a importância do cumprimento dos ODMs – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
A ideia do livrinho surgiu porque, em 2015, acaba o prazo dos 191 países de todos os cantos do planeta que se comprometeram a cumprir os oito ODMs (para saber mais, leia O que são os Objetivos para o Milênio?) e, por enquanto, ainda tem muita gente que não sabe quais são os Objetivos do Milênio e, muito menos, o que podemos fazer para ajudar a alcançá-los.
Na história em quadrinhos, os jogadores, que viajam de barco para participar de uma partida beneficente de futebol, sofrem um acidente em alto-mar e vão parar em uma ilha deserta. Ao tentar sobreviver no local, cada um deles demonstra, “sem querer”, a importância de um ODM. O ex-meia francês Zidane, por exemplo, chama a atenção de alguns “machistas” do grupo, explicando que, se querem sobreviver, homens e mulheres devem trabalhar juntos, e sob as mesmas condições, para alcançar melhores resultados.
O final da história, claro, tinha que ser feliz: um “perna de pau”, que fazia parte da tripulação do barco, salvou o grupo. Ao tentar participar de uma partida de futebol que os jogadores promoviam na ilha para passar o tempo, ele erra o chute e joga a bola no mar. Por causa disso, as equipes de resgate conseguem localizar os desaparecidos e todos são salvos.
A história em quadrinhos da ONU pode ser baixada em inglês, espanhol e francês.
Leia também:
Amazônia deixa a desejar no cumprimento dos ODMs
Relatório monitora Objetivos do Milênio pós-crise
Objetivos do Milênio: ONU diz ser possível atingir metas
PR é o estado que mais avançou nos Objetivos do Milênio
Música sobre Objetivos do Milênio embala jogos da Copa do Mundo
Siga o Planeta Sustentável: