Roupas de fibras naturais e placas solares para corridas e caminhadas
Estudantes da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma série de roupas feita de fibra natural e capaz de carregar pequenos aparelhos eletrônicos. A ideia é fabricar modelos duráveis, confortáveis e estilosos para ser usados em corridas e caminhadas ao ar livre.
O projeto, coordenado por pesquisadores do Departamento de Design da universidade*, é considerado único porque alia tecidos naturais – como algodão ou linho, ao invés daqueles derivados do petróleo – e placas solares, para armazenar energia do Sol e abastecer os gadgets de quem a está usando. Até então as roupas equipadas com placas solares de que se tinha notícia não tinham o apelo fashion. Afinal, os painéis são feios e volumosos, não é mesmo?
Os pesquisadores também descobriram uma combinação de espessura, peso, tingimento, acabamento e tipo de tecidos naturais que garante boa proteção contra a radiação ultravioleta.
Com financiamento de US$ 15 mil da EPA – Agência de Proteção ao Meio Ambiente, o grupo já desenvolveu protótipos de três jaquetas, um colete e dois capacetes – um para ski, que também é equipado com Bluetooth, e outro que poderá ser usado por militares.
Os modelos foram expostos na feira National Sustainable Design, em Washington, realizada nesta semana. O que acharia de um tipo desses no seu guarda-roupa? Gostaria que suas roupas de ginástica tivessem mais funcionalidades?
*Department of Design and Merchandising
Leia também:
Para carregar celulares, brasileiro cria máscara que converte respiração em energia
Camiseta transforma som em energia
Tênis transforma energia dos passos em eletricidade suficiente para carregar um celular
Catalytic Clothing: um vestido que purifica o ar
Vestido feito de bitucas de cigarro
Foto: Divulgação/ Universidade de Colorado
Siga o Planeta Sustentável: