Salsinhas também blogam
As plantas já começaram a usar o Twitter para avisar seus donos sobre como estão se sentindo. A tecnologia, afinal, está aí para servir a todos. Mas como saber o que uma planta está pensando? Se para humanos é difícil reduzir o pensamento a 140 caracteres como na ferramenta de micro-blogging, para uma planta deve ser mais complicado.
E pelo visto é. Por isso que elas agora têm blogs! Na verdade, não é no plural, mas a idéia pode se proliferar rapidamente por aí. Uma empresa de tecnologia japonesa criou o “Midori-san” (link com tradução para o português), um blog escrito por, nada menos, uma salsinha.
O sistema usa sensores superficiais para ler a informações bioelétricas da planta que percorre suas folhas. Essa corrente natural reage a mudanças no ambiente, como a temperatura, umidade, vibração, ondas eletromagnéticas e a aproximação humana. A empresa, então, conseguiu bolar um algoritmo que traduz esse tipo de informação em sentenças japonesas. A planta, assim, consegue postar diariamente.
As informações contidas nos posts são sobre o clima, temperatura, condições de luminosidade e… como o dia foi divertido (ou não). A salsinha ainda tira fotos de si mesma para mostrar, em tempo real, como ela está.
Os leitores que adoram os posts da salsicha podem adicionar um widget em suas próprias páginas e apreciar a vista da amiga também em tempo real.