“SAMU veterinário” socorre animais de rua em cidades brasileiras
2015 mal começou e, até a publicação deste post, mais de 74 milhões de animais já foram mortos em nossas estradas. Isso quer dizer que morreram, aproximadamente, 15 bichos por segundo, vítimas de atropelamento! A estimativa é do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas. Já falamos, aqui no blog, sobre um aplicativo que incentiva a população a salvar a fauna selvagem nas rodovias. Mas… e nas cidades?
Para atender cães, gatos e cavalos vulneráveis, alguns municípios brasileiros lançaram programas de socorro. Conhecida como “SAMU veterinário”, a iniciativa oferece serviços de emergência veterinária, principalmente, a animais de rua.
A primeira cidade a adotar o serviço foi Florianópolis (SC). Para que o SamuVet (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária) começasse a funcionar, em julho de 2014, a prefeitura cedeu um carro para os atendimentos e a entidade Bem-Estar Animal* o reformou e adaptou especialmente para atender animais de rua.
Com atendimento 24 horas, o serviço só pode ser acionado por equipes de segurança pública – como bombeiros, policiais militares e guardas civis – que estiverem atendendo a alguma ocorrência, como um acidente envolvendo animais de rua.
Outras cidades brasileiras se inspiraram na ação e lançaram iniciativas próprias. É o caso do município de Cachoeirinha (RS), que adotou o SamuVet em janeiro deste ano. O projeto é parecido com o de Florianópolis: primeiro, trata cães e gatos abandonados ou que sofrem maus-tratos e, depois, encaminha-os para adoção. Qualquer pessoa pode acionar o socorro.
Agora, em fevereiro, vereadores de Porto Alegre (RS) aprovaram uma espécie de SamuVet para atender animais de população de baixa renda e bichos sem dono em risco. A Câmara municipal de Corumbá (MT) também lançou projeto de lei parecido este mês. Que tal um serviço como esse na sua cidade?
Fotos: Divulgação e Petra Mafalda/PMF
Leia também:
Cidades brasileiras socorrem animais abandonados
Urubu Mobile: ajude a salvar animais nas estradas
Rede Estrada Viva: seja um motorista consciente e ajude a salvar nossos animais
Que tal adotar um amigo?
Como ajudar ONGs que cuidam de animais abandonados
Parque Ibirapuera tem hospital de animais silvestres