Se beber, não dirija: troque o rótulo da cerveja por uma passagem de ônibus
Curtiu a ideia? Pois ela já é realidade na cidade de Salzburgo, na Áustria. A marca de cerveja Stiegl, em parceria com a empresa de design Demner, Merlicek e Bergmann, lançou ação para tentar fazer o “se beber, não dirija” virar um hábito na vida dos cidadãos.
Na época do Natal e Ano Novo – período em que, de acordo com os idealizadores da ideia, cresce o consumo de bebidas alcoolicas –, a empresa substituiu o rótulo de suas garrafas de cerveja – que possuem 7% de teor alcoolico – por um bilhete de ônibus.
Dessa maneira, quem compra a bebida tem direito a voltar para casa usando o transporte público gratuitamente. Gostou? A iniciativa rendeu vários prêmios a Stiegl, que ainda ganhou o título de cerveja socialmente responsável.
Com as manifestações dos últimos dias, as discussões a respeito da mobilidade urbana no Brasil estão em alta. Você gostaria que uma ação como essa fosse implantada no país? Não pense que a ideia está longe da realidade brasileira. No Carnaval deste ano, uma marca de cerveja realizou, no Rio de Janeiro, ação em que latinhas vazias da bebida davam direito a passe livre no metrô da cidade. A iniciativa ajudou a diminuir a quantidade de lixo jogado nas ruas e, também, a diminuir o número de acidentes de trânsito envolvendo pessoas alcoolizadas.
Leia também:
Biblioteca é construída com caixas de cerveja
Templo é construído com garrafas de cerveja
Animais usados como embalagem de cerveja?
Juntos por uma boa causa
Para OMS, Brasil é vanguarda na Lei Seca