PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Ser mãe é padecer no paraíso

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 11h16 - Publicado em 7 mar 2008, 20h31

Uma reunião na cozinha, com todas as suas amigas-mães, para trocar receitas e conselhos sobre os filhos. Receitas e conselhos? Não, nos tempos de hoje, a moda agora é discutir como tornar a sua vida mais sustentável – e a dos seus filhos também. Foi para isso que surgiu o site EcoMom Alliance, uma forma de juntar e mobilizar as mães preocupadas com o meio ambiente e em tornar o cotidiano mais sustentável.

Para se juntar a essa aliança, é só entrar no site e seguir os 10 primeiros passos. Eles servem para orientar e iniciar as mães-de-primeira-viagem-no-mundo-sustentável a começarem a pensar em como inserir a preocupação com o meio ambiente em seu cotidiano. Entre os primeiros itens a serem seguidos estão trocar as lâmpadas por mais eficientes – como os LEDs, na sigla em inglês -, comprar alimentos de produtores locais, desligar e tirar da tomada equipamentos eletrônicos e replanejar a lavagem das suas roupas.

O mais interessante do projeto é que ele não pensa apenas no meio ambiente, mas na sustentabilidade da vida da mãe. Afinal, o senso comum ensina que a mãe sempre se coloca em último na lista de prioridades. A idéia é evitar isso, e empregar a sustentabilidade de forma que não entre na sua “to do list”, ou lista de obrigações. É o que eles chamam de EcoMom Edutainment (Education + Entertainment), algo como Edutenimento (Educação + Entretenimento).

Na página da EcoMom Alliance, também há dicas de como tornar a vida da mãe mais aprazível, como dicas para aulas de ioga ou outras atividades focadas no bem-estar. E é por isso que o slogan da aliança é “Sustain your home, sustain your planet, sustain your self” (Sustente seu lar, sustente seu planeta, sustente a si mesma, em tradução bem livre).

Continua após a publicidade

Para quem ainda não percebeu a importância das mães se tornarem conscientes com o meio ambiente, só nos Estados Unidos há 82 milhões de mulheres com filhos, que controlam cerca de 85% dos gastos de uma casa. De acordo com a Associação de Marketing para as Mulheres do país norte-americano, essa porcentagem equivale a cerca de US$ 2.1 trilhões! Como diz no próprio site da aliança, “nós podemos mudar o mundo!”. Alguém duvida?

As dicas e as informações são mandadas por e-mail, com algumas idéias de como deixar sua vida mais verde e, ainda, datas e locais de encontros. O site, embora esteja em inglês, também organiza encontros aqui no Brasil. É só se cadastrar e achar alguém da sua cidade!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.