Skates quebrados viram prancha de surf
O designer finlandês Björn Holm anda de skate desde pequeno. Na adolescência, começou a gostar de surf. Mas com as ondas escassas – e congelantes – que chegam a Larsmo, a vila pesqueira onde vivia, na costa oeste da Finlândia, nem sempre pode praticar o esporte.
No último ano de faculdade, teve a ideia de usar os shapes de skate quebrados que estavam largados na sua casa para criar uma prancha de surf oca, já que o material necessário para isso era mesmo a madeira. Holm pediu mais shapes quebrados para seus amigos, coletou outros abandonados em pistas de skate pela Finlândia e, com 70 deles, construiu sua primeira prancha. “Todos ficaram super felizes que eu estava coletando algo que eles viam como lixo. Para mim, foi o material mais legal para trabalhar”, disse ao site Decarbonated Sports.
O trabalho não foi fácil, já que o designer teve que fazer estudos de hidrodinâmica, cortar e lixar as peças menores, depois juntar todas as camadas de madeira. Por ser feita de diferentes madeiras, a prancha – modelo 6´4”, no formato que lembra um peixe – tem detalhes coloridos.
O projeto, que desde o desenho até o produto final durou quatro meses, foi batizado de RETO – REcycle for TOmorrow (Reciclar para Amanhã). No vídeo abaixo (com legendas em inglês), Holm fala um pouco mais sobre sua criação:
[vimeo 42409052 w=474 h=267]
Não achou uma boa maneira de reaproveitar os skates sem utilidade? Sabe outra forma de reciclar shapes velhos? Comente aqui.
Leia também:
Skateistan: manobras radicais contra o radicalismo
Surf com pranchas de material reciclado
Surfe mais ecológico
Surfistas pela sustentabilidade
Reciclagem de skates
Siga o Planeta Sustentável: