Somos todos um
Estamos todos conectados em uma grande rede. O consumismo de uns implica na falta do que há de mais básico para outros. A compra de produtos fabricados a partir de trabalho escravo perpetua a ausência de direitos humanos para todos. A pequena violência que cometemos contra os que são diferentes de nós alimenta os diversos conflitos pelo mundo. O lixo que jogamos no chão torna pior o ambiente onde vivem milhões de pessoas. O carbono que lançamos na atmosfera em nossas atividades diárias implica no aumento de temperatura da Terra.
Interessados na lógica dessa inevitável interdependência, o Global Oneness Project (Projeto de União Global, em português) roda o mundo, desde 2006, coletando, em vídeos, histórias de pessoas que dedicam suas vidas e seu trabalho ao entendimento desta responsabilidade comum por cada ser humano, cada ser vivo e pelo planeta como um todo.
Os vídeos – que estão publicados em Creative Commons e podem ser copiados em qualquer site ou blog sem fins comerciais – mostram uma diversidade absurda de como podemos expressar e compartilhar esse sentimento de união e de unidade, seja por meio da sustentabilidade, da resolução de conflitos, da arte, da espiritualidade, da economia, da valorização das culturas locais e da justiça social.
Eles nos deixam com a pergunta: E se o mundo expressasse nosso mais alto potencial? Como seria? Com as estruturas da sociedade moderna se desmoronando, será suficiente responder a isso com as mesmas soluções antigas? Ou estamos sendo chamados a questionar uma série de valores que formam a base de nossa civilização?
Assista ao trailer do projeto e, como parte desta unidade, pergunte a si mesmo: O que você pode fazer pelo todo?
https://www.globalonenessproject.org//media/gop-player.swf