Top 10 piores problemas da poluição
Quais são os 10 piores problemas provocados pela poluição? Nós já mostramos que ela está tão empreguinada nos lugares em que estamos que até dá para torná-la matéria-prima para uma pintura. Ou que, por causa dela, o nosso corpo não consegue dar o máximo em competições olímpicas, por exemplo.
De acordo com um estudo da Cornell University, a poluição é responsável por 40% das mortes de todo o mundo! Isso mesmo, 40%. Mas não pense que a poluição está apenas no ar, mas também na terra e na água.
O Blacksmith Institute, em parceria com o Green Cross Switzerland (espécie de “cruz verde”, em vez de cruz vermelha), elencaram os 10 piores problemas que a poluição provoca na humanidade – e destacaram os males que acometem as crianças por causa disso.
Segue a lista (sem ordem de relevância): escavações minerais artesanal e industrial, água contaminada, lençóis freáticos poluídos, ares poluídos em locais fechados, fundição de metais, lixo radioativo e minas de urânio, esgoto não tratado, qualidade do ar nas cidades e o ácido de baterias de carro
As escavações minerais artesanais, por exemplo, são feitas por comunidades econômica e socialmente marginalizadas, que se voltam a esse tipo de trabalho para conseguir sair da extrema pobreza e desemprego e dinheiro para comprar uma casa. O grande problema é a possibilidade de desabamento, intoxicação e manuseio de químicos sem a devida segurança para processar o minério.
A Organização de Desenvolvimento Industrial das Nações Unidas estima que existem de 10 a 15 milhões de mineiros artesanais ou de pequena escala no mundo, sendo 4,5 milhões mulheres e 600 mil crianças. Sendo que essa atividade é responsável pela emissão de 1 mil toneladas de mercúrio por ano, que é tóxico para o ser humano.
Esse é só um exemplo do que a poluição, de qualquer tipo, pode causar. Deve-se ficar atento.