Um mapa para limpar o mundo
Você sabe que milhares de ações ambientais acontecem no mundo inteiro. O grande problema é conseguir saber onde e quando – e se é perto de sua residência, claro. Para sanar esse problema, a Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) lançou o site “Clean Up the World” (limpe o mundo, em tradução livre).
Um dos objetivos do portal é conseguir mapear e cadastrar ações que cubram os temas água, educação, plantio de árvores, mudança climática e lixo. Mas claro que se houver ações fora desses temas, elas também podem ser cadastradas. E vocês sabem que nós gostamos de mapas.
Segundo o Environment News Service, a campanha foi criada há 17 anos, quando Ian Kierman velejava pelo mundo em uma competição. Ao passar pelos oceanos, reparou na quantidade de sujeira que se encontrava em alto-mar. Quando chegou em Sydney, em 1989, Kierman e mais uns amigos organizaram um mutirão para limpar um cais da cidade, juntando mais de 40 mil voluntários.
O sucesso da empreitada o fez pensar: se em uma ação local se consegue juntar tantas pessoas, quantas se reuniram em uma nacional? Daí, em 1990, surgiu o “Clean Up Australia”, que em um dia conseguiu reunir 300 mil voluntários. Depois disso, o evento só cresceu e, no ano passado, já contava com mais de 115 instituições promovendo diversas atividades.
Vale a pena consultar as ações cadastradas no Brasil. Já há instituições promovendo atividades em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e outros estados.