Vá a pé para o colégio e salve o planeta!
Muito se fala sobre ousadas tecnologias para reduzir, ao máximo, a emissão de gases poluentes. O debate é muito válido, mas, as vezes, nos concentramos tanto em grandes projetos que esquecemos das pequenas atitudes do dia-a-dia que também podem contribuir para o meio-ambiente – como, por exemplo, ir a pé para a escola.
Em Lecco, na Itália, o governo resolveu refrescar a cabeça das pessoas e criou o Piedibus (“ônibus com pés”, em tradução livre) para levar os estudantes ao colégio. São 450 crianças que caminham ao longo de 17 rotas de ônibus em direção a 10 escolas diferentes… juntas – e acompanhadas de monitores!
A iniciativa ajuda a combater a obesidade infantil, melhora o trânsito da cidade e, principalmente, diminui a emissão de poluentes. Segundo dados do governo, desde o início do projeto, em 2003, cem mil carros já deixaram de circular nas ruas de manhã e milhares de toneladas de carbono deixaram de ser lançadas no planeta.
O mais legal é que as caminhadas matinais estão longe de ser um castigo para a criançada. Elas se divertem no caminho para a escola, fazendo piadas e brincadeiras ao longo do percurso, ganham consciência ambiental desde pequenas e, ainda, tomam conta da cidade. Muitos apontam, para os monitores, os carros estacionados em lugares proibidos ou os donos de cachorros que não recolhem as necessidades de seus bichinhos.
Enquanto o governo brasileiro não cria uma medida dessas por aqui, o jeito é esperar que a consciência ambiental de cada um fale mais alto!