Vaga verde
O que mais você pode ter nas vagas de estacionamento das ruas além de carros? Por que não grama, plantas, flores e bancos?
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=VXkL7FBxAnA%5D
No vídeo acima dá pra ver um bando de voluntários da Rebar criando oásis no meio do caos urbano, para conversar, ler livros, fazer piquenique ou, melhor, não fazer absolutamente nada! Essa é a idéia do National Park(ing) Day: promover espaços abertos, parques e outras áreas públicas.
Hoje, 21 de setembro, várias cidades nos Estados Unidos participaram do movimento. Tudo começou em novembro de 2005, em São Franciso – onde os veículos individuais ocupam 70% da área central. Durante duas horas, vagas de carros transformaram-se num pequeno parque, com direito a sombra, lugar para sentar e água fresca. Londres, Berlin, Utrecht, Barcelona, Munique e, até o Rio de Janeiro, também entraram na onda da vaga verde.
No Rio, no ano passado, duas vagas foram ocupadas, por 10 horas, na Rua Senador Dantas, em pleno centro da cidade. Tinha até som da floresta e violão. Nada melhor para ficar relax, numa tranqüila, numa boa…e ainda pedir por uma cidade mais verde e agradável. E, para fazer isso, você só precisa de uma vaga e alguns metros de grama. Veja o passo-a-passo aqui.