Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Vem aí: a cidade mais sustentável do mundo!

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 14h14 - Publicado em 22 jan 2009, 19h41

A localização não poderia ser mais instigante: em uma região rica em petróleo, em pleno Golfo Pérsico, nos Emirados Árabes, começa a nascer a prometida cidade mais sustentável do mundo.

No emirado de Abu Dhabi, Masdar, ainda em construção, terá, já em 2009, um sítio para produção de energia solar com capacidade de 10MW e o Instituto Masdar, onde serão desenvolvidas, em parceria com o MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, pesquisas em energia limpa.

Painéis fotovoltaicos devem estar presentes em todas as construções – que terão telhados planos – e vão gerar a energia necessária para a cidade inteira. Por enquanto, eles estão em fase de teste. Quarenta e um sistemas de trinta e três fornecedores diferentes passam pela prova do calor, do sol e da umidade da região, onde a capacidade de produção de energia solar é três vezes maior do que na Europa.

Como os escolhidos terão garantia de 25 anos, eles devem ser vendidos de “segunda mão” e substituídos por outros mais recentes à medida que a tecnologia avançar nesta área.

Continua após a publicidade

Nas construções 95% do alumínio utilizado é reciclado, assim como boa parte do concreto. O aço é produzido na região e a madeira, reutilizada. Graças à influência dos líderes dos Emirados, alguns dos materiais utilizados sequer estão disponíveis no mercado.

Quem quiser visitar Masdar deverá deixar o carro do lado de fora de seus muros, em um estacionamento de vários andares que está em construção. Mas não há motivos para caras feias. Carros elétricos sobre trilhos deixarão os passageiros a 100 metros de seu destino.

Masdar deve ter 40 mil habitantes e mais cerca de 50 mil pessoas que passarão o dia ali trabalhando. A cidade que promete não gerar resíduos, ser neutra em emissões de carbono e primar pelo desenvolvimento sustentável, tenta, no momento, indústrias com tecnologia limpa e, provavelmente, vai aumentar a participação dos negócios verdes em economias que (ainda) vivem do petróleo.

Via Treehugger

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.