Vendo o mundo mais verde ou nem tanto…
Quando o Google Earth apareceu muita gente se divertiu com essa nova forma de ver e conhecer o mundo. Tudo parecia não passar de diversão.
Agora, com novas ferramentas e aplicativos, esse “programinha” está se revelando cada vez mais útil. E com mais um detalhe: como a empresa Google estar se tornando cada vez mais “verde” (até instalaram painéis solares em alguns prédios da companhia), o Google Earth assumiu funções ambientais.
No site, você pode baixar um aplicativo que mostra a poluição nos bairros e cidades (mas, por enquanto é privilégio só dos Estados Unidos), além de conhecer as fontes emissoras e a quantidade de poluentes na atmosfera. E você ainda pode saber se existem fábricas, usinas e indústrias na região que está pesquisando. Quer saber a quantidade de monóxido de carbono no local? Também dá.
Mas a genialidade do serviço não pára por aí. Outro aplicativo verde do Google Earth mostra a arquitetura de prédios ambientalmente corretos – tudo em 3D! Já são cerca de cem edifícios espalhados pelos EUA.
Para usar esses programinhas – e o próprio Google Earth – basta entrar no site e baixar tudo. O Google Earth e seus aplicativos não custam nada, a não ser – é claro! – que você queira ter a versão super-mega-master-plus-advanced do programa. Para isso, é preciso desembolsar 20 ou 400 dólares, dependendo das regalias que oferece – que vão de imagens em alta resolução até compatibilidade do programa com dispositivos GPS!
Agora é só esperar para que essas atualizações cheguem ao Brasil. Ver que a poluição é real e saber quais os focos principais na sua cidade deve ser uma experiência interessante. Com certeza você vai começar a ver, não só o mundo, mas também o seu bairro de uma forma diferente!