PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Violoncelista transforma 132 anos de aquecimento global em música

Por Marina Maciel
Atualizado em 21 dez 2016, 10h32 - Publicado em 18 jul 2013, 10h40

violoncelo-clima

Qual é o som das mudanças climáticas? A pergunta pode parecer estranha, mas tem uma resposta surpreendente e – com o perdão do trocadilho – bastante sonora.

Aliás, clima é um dos assuntos que você vai ouvir falar muuuito nos próximos meses. Isso porque o novo relatório do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – que dirá em que pé estamos em relação às mudanças do clima – começará a ser divulgado em setembro (Saiba mais sobre a importância deste estudo em Temperatura pode subir 4,8ºC, diz prévia do relatório do IPCC).

Enquanto cientistas e ativistas tentam, muitas vezes sem sucesso, chamar a atenção das pessoas com gráficos e estatísticas para o aquecimento global, o estudante Daniel Crawford, da Universidade de Minnesota, criou uma nova forma de visualizar o problema: utilizou o som como medida de temperatura.

Para isso, o violoncelista converteu registros da temperatura global, coletados de 1880 a 2012, em notas musicais, por meio de uma abordagem chamada de sonorização de dados. Ou seja, ele transformou gráficos da NASA, que mostram alterações anuais de temperatura, em música. Bacana, né? Agora, em vez de apenas olhar para dados, de acordo com Crawford, as pessoas poderão “ouvir” as mudanças climáticas.

Continua após a publicidade

Na composição, batizada de “Uma Música do Nosso Planeta em Aquecimento”, cada nota representa um ano. Os dados de temperatura foram mapeados em três oitavas, com o ano mais frio registrado para a nota mais grave e o ano mais quente a mais aguda. Cada meio tom ascendente equivale a 0,03°C de aquecimento.

A mensagem que aparece ao final do vídeo é clara e incisiva: “O planeta vai aquecer mais 1,8°C até o final do século. Este aquecimento adicional deverá produzir uma série de notas além do alcance do ouvido humano”.

Assista ao vídeo abaixo para saber como as mudanças globais podem ser expressadas pela música e repare como as notas mais agudas têm presença mais marcante nos últimos anos:

Continua após a publicidade

[vimeo 69122809 w=474 h=267]

Leia também:
Música pode ser mais eficaz do que remédios, diz estudo

Som para prematuros
Música verde

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.