PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Vire zumbi: passeie por shoppings e mercados, mas não compre!

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 09h58 - Publicado em 21 nov 2007, 19h58

Você consegue se imaginar não comprando absolutamente nada? No próximo sábado, 24 de novembro, acontece o Buy Nothing Day (Dia sem Compras). Hoje, mais de 65 países participa m dessa campanha contra o consumismo desenfreado. Mas não se trata de um movimento que só prega o não consumo por 24 horas. A idéia do publicitário e cineasta estoniano, Kalle Losn, vai muito além. Ele quer, realmente, que todos  reflitam muito antes de sair por aí comprando coisas que não precisam de verdade.

Essa campanha já acontece há um bom tempo – a idéia surgiu em 1989 – e, todo ano, exibe propostas supercriativas de divulgação que se somam às anteriores. Eis algumas que também estão sendo utilizadas este ano:

Free-Nothing Samples
Uma das melhores maneiras de atrair novos clientes é fazer com que eles conheçam o produto, certo? Então nada melhor do que distribuir amostras grátis de nada para que as pessoas queiram comprar… nada!

Whirl-Mart
Ver alguém comprando produtos no mercado geralmente desperta nossa atenção. Muita gente pensa: “Poxa! Se aquelas pessoas todas estão comprando aquilo, então deve ser realmente bom”. A idéia do Whirl-Mart  incentivar as pessoas a levar alguns amigos ao mercado, pegar um carrinho de compras e andar em fila indiana sem colocar absolutamente nada nos carrinhos. É muito provável que o pessoal do mercado fique bravo com você e seus amigos, mas é uma boa maneira de chamar a atenção para essa causa tão nobre: não comprar nada!

Continua após a publicidade

Zombie Walk
Essa caminhada divertida já acontece em algumas cidades do Brasil, como São Paulo e Curitiba,  mas, por aqui, ainda não tem esse viés anti-consumismo. De acordo com o pessoal do Buy Nothing Day, os mortos-vivos alegremente passearão nos shoppings, sendo observados pelos que ainda vivem essa vida de compras. Os zumbis são felizes por serem do jeito que são e por andarem com seus iguais, mas temem “pelos que ainda não começaram a apodrecer”.  

E você? Tem outras idéias para divulgar esse movimento? Diz aqui e mande  suas sugestões para o site do Buy Nothing Day.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.