Word on the Water: barco passa por reforma e vira sebo itinerante
Esta embarcação dos anos 1920 foi construída para transportar carvão na Holanda. Quarenta anos depois, foi transformado em uma casa. Desde o ano passado tem uma nova função: levar diversos livros de segunda mão por cidades da Europa e vendê-los a preços acessíveis em diferentes vizinhanças.
O sebo chama Word on the Water e está circulando por Londres nessas semanas. Estão à venda – por preços camaradas – títulos da literatura clássica, bem como livros sobre política, filosofia e para o público infantil.
Para escolher seus livros, os clientes contam com um ambiente aconchegante como a sala de uma casa – o barco, aliás, é o lar de um de seus funcionários. Batizada de Ahoy, a embarcação tem visual retrô. Parte de sua mobília é original, parte recuperada ou feita com peças de madeiras que foram reaproveitadas. Algumas prateleiras de livros, por exemplo, são antigas caixas de vinho.
Além disso, a energia consumida no interior do barco é produzida a partir do Sol. Isso porque o Ahoy é equipado com três painéis fotovoltaicos, instalados na sua plataforma superior. De transportador de uma matéria-prima poluente, o barco passou a usar fonte de energia renovável, reduzindo seu impacto, e virou uma livraria independente.
Para acompanhar seu roteiro, siga a página do projeto no Facebook e no Twitter. Conhece alguma iniciativa deste tipo pelo Brasil?
Foto: Marie Phillips / londonist
Leia também:
Bicicloteca: bike itinerante doa livros a moradores de rua
Garimpe em sebos
Siga o Planeta Sustentável: