World Naked Bike Ride: São Paulo!
O movimento é anárquico. Sem líderes, sem organização definida. Acontece, para as autoridades, espontaneamente. É a massa crítica contra a ditadura dos automóveis. Sem roupas, apenas o corpo para mostrar a vulnerabilidade de se andar em cidades em que o carro é o protagonista.
No dia 14 de junho, São Paulo será palco de um protesto: é o World Naked Bike Ride, uma bicicletada em que os ciclistas são convidados a pedalar pela cidade “sem lenço, sem documento” contra a ocupação dos automóveis nas ruas. A idéia é mostrar para a população como eles são vulneráveis em relação aos motoristas, que possuem freios ABS, airbags e cintos de segurança. A briga, como se vê, é injusta.
O código de vestimenta para a atividade é “Bare as you dare” (o quão nu você ousar, em tradução livre), ou seja, não é preciso estar necessariamente com tudo à mostra para fazer parte da bicicletada. Quanto mais pessoas aderirem, melhor. Mas eles incentivam que, pelo menos, a parte de cima esteja descoberta.
A criatividade também é encorajada. No dia 14, às 12h, leve à praça do Ciclista (Av. Paulista, 2.400) pincéis atômicos, tintas não tóxicas, pinturas de palhaço, máscaras, faixas, pôsteres, enfim, seja criativo e expresse a vontade de tomar as ruas. É o que eles chamam de Critical Ass, uma brincadeira com o termo em inglês (Critical Mass) e a região, digamos, glútea das pessoas.
Embora seja em um sábado, as bicicletadas surgem justamente para parar o trânsito dos automóveis. Eles argumentam: “Nós não paramos o trânsito. Nós somos o trânsito”.
Para saber mais sobre o evento, existe um artigo bastante completo, mas em inglês, na Wikipedia. Além disso, a High Altitude Films fez um documentário, com cerca de 30 minutos, sobre a primeira World Naked Bike Ride que aconteceu em Londres (o movimento surgiu no Canadá, em 2004), dividido em quatro partes (parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4).
Então, não se esqueçam:
World Naked Bike Ride – São Paulo
Quando: 14 de junho (sábado)
Onde: Praça do Ciclista (Av. Paulista, 2.400)
Horário: concentração às 12h, saída às 14h