Xixi pode ajudar a combater o aquecimento global
A urina animal e humana ajuda a absorver carbono da atmosfera. É o que diz um novo estudo divulgado pelo pesquisador espanhol Manuel Jiménez Aguilar no Journal of Hazardous Materials (Jornal de Materiais Tóxicos). E quer saber como o xixi poderia retirar do ar o principal gás causador do efeito estufa? Por meio do uso de containers ou chaminés industriais e domésticas, que exalariam a urina!
Segundo os pesquisadores, cada molécula de ureia contida na urina produz um mol de bicarbonato de amônio e um mol de amônia, que tem a capacidade de absorver 1 mol de dióxido de carbono. Aguilar explica que um litro de xixi pode absorver alguns gramas de CO2 durante seis meses, de modo que a emissão do gás reduziria em 1%.
Mas, para que a urina não entre em decomposição nos reservatórios das chaminés, a sugestão de Aguilar é misturar uma pequena quantidade de um líquido que sobra do processo de centrifugação da pasta da azeitona – de acordo com o cientista, o fluido é escuro e fedido.
Depois de toda a absorção de gás – que poderia ser detectada por meio de um sistema de controle -, o líquido pode ser usado como fertilizante natural na agricultura. Leia a apresentação do estudo.
Sabemos que o xixi tem a vantagem de ser produzido em abundância e de uma forma natural! O que achou do uso da urina para combater o aquecimento global?
Leia também:
Em Durban, xixi vale dinheiro
Quais são as substâncias mais esquisitas usadas para fabricar combustível?
Água de xixi também é água
Escorre até o pé
Siga o Planeta Sustentável: