“Minha namorada virou a Fiona do Shrek. O que eu faço?”
O que fazer quando os problemas não são os aparentes. E como lidar com ofensas antigas?
Eu estou em um namoro de 2 anos com uma garota incrível e que eu amo muuuuito. Mas, ela tem mudado um pouco nos últimos tempos e eu não sei exatamente como lidar. Basicamente, a minha namorada tem se transformado na princesa Fiona do Shrek kkk. De uns tempos pra cá, ela ficou mais “esculachada”: não se arruma mais como antes, não se cuida e ganhou um peso considerável. Isso me incomoda um pouco, principalmente porque eu sempre tento sair de casa arrumado, cheiroso e etc. É óbvio que eu tenho meus defeitos, mas às vezes eu sinto que ela não tem se importado tanto com nada, nem com ela mesma. É mesmo conversando com ela, nada muda, ou muda por uma semana ou menos pra depois voltar ao normal, e embora eu a ame, isso tem me incomodado bastante.
– Shrek
Caro Shrek
Antes de mais nada, queria lembrar que cada pessoa tem o direito de se apresentar ao mundo da maneira que preferir. Talvez a sua namorada goste dos quilos a mais que ganhou ou acha um saco se maquiar/depilar/comprar roupas novas – e isso deve ser respeitado. E mais: se essa for uma escolha consciente dela, não há muito como mudá-la. Suas opções serão: 1) aceitá-la do jeito que ela é porque as outras qualidades superam a aparência, ou 2) procurar alguém que se encaixe melhor com você.
Mas, pelo que você conta, houve uma mudança de comportamento na sua namorada, o que pode ser mais preocupante. Você falou que ela parece não se importar mais consigo mesma. Eu ficaria atento para ver se ela não está com algum tipo de desânimo geral ou depressão. Um dos maiores sintomas da depressão é a falta de vitalidade e/ou disposição. Isso se manifesta, claro, na aparência também. Se eu fosse você, tentaria investigar essa possibilidade: observar o que está acontecendo na vida dela, ver se alguma coisa mudou, perguntar se ela anda tendo pensamentos pessimistas. A mudança exterior dela pode não ter a ver com o relacionamento de vocês – mas com alguma coisa maior (e interior) pela qual ela está passando. Nesse caso, o importante é mostrar que você está por perto e ajudá-la a encontrar especialistas que possam cuidar dela, como psicólogos ou psiquiatras.
Não estou sabendo o que fazer. Namoro há pouco mais de 2 anos, e ele é ótimo comigo (na maioria das vezes). Ele já foi muito escroto comigo por causa de ciúme do meu passado. Estávamos juntos há mais de um ano quando ele me disse coisas horríveis, como insinuar que eu sou uma vadia porque fiz sexo casual antes de namorá-lo. Isso me machucou muito, mas não consegui terminar, já que ele pediu perdão e se mostrou muito arrependido. Mas aos poucos eu percebi que meus sentimentos por ele mudaram e ainda hoje sofro pelos insultos. Nesse meio tempo, também me aproximei de um amigo e agora as coisas estão mais confusas. Não sei o que faço pois vivi muitos momentos ótimos com ele. Tenho culpa de me sentir mal por essas coisas do passado já que ele se arrepende, e sinto culpa também por estar desenvolvendo sentimentos por outro. Falei que não o amo mais como antes, e disse isso a ele – ele diz que eu deveria terminar, que sabe que me machucou. Ainda gosto dele. Me ajuda.
– Sei lá, mil coisas
Cara sei lá, mil coisas
Primeiro, seu namorado não é tão ótimo assim com você. Pelo que entendi, ele te chamou de vadia há menos de um ano só porque você é um ser humano que estava viva antes de conhecê-lo. Isso não é pouca coisa. Entendo que algo tenha ficado marcado dentro de você e que isso possa mudar o que você sente por ele. Mas não é só isso que está acontecendo, né? Você conheceu alguém. Você quer ficar com outra pessoa. Você diz que não o ama mais como antes. Você está muito confusa e misturando coisas grandes e importante. Nesse caso, acho que o melhor é seguir o conselho que ele te deu: termine o namoro, nem que seja para ajeitar seus pensamentos. Vai ser mais honesto com vocês dois.