8 palestras imperdíveis da Campus Party Brasil 2012
Começa hoje o evento mais esperado do ano pelos nerds: a Campus Party Brasil 2012. São diversas palestras, oficinas e debates sobre inovação, ciência, cultura e entretenimento digital. A maior parte das atividades é aberta apenas para os campuseiros. Mas, para a alegria de quem não conseguiu seu lugar no evento, várias palestras poderão ser assistidas pela internet, no Campus Live. Para ajudar você, a SUPER separou oito palestras imperdíveis que serão transmitidas no site.
1. Kul Wadhwa – 9 de fevereiro (quinta-feira), às 13h
Não dá para perder. O diretor gerente da Wikimedia Foundation/Wikipedia estará presente na Campus Party e já disse que tem muito a falar sobre o SOPA (Stop Online Piracy Act) – aquele projeto de lei polêmico que deu início à guerra contra a pirataria na internet. Para quem não lembra, a versão em inglês da Wikipédia ficou fechada durante 24 horas em protesto ao projeto de lei. Na última edição do evento, a palestra de Wadhwa foi uma das mais comentadas. Se você quer dar a sua opinião no assunto mais comentado do momento, anote na agenda.
2. Dave Haynes – 8 de fevereiro (quarta-feira, às 13h
Um dos jovens empresários de música mais importantes do Reino Unido, Dave Haynes vem ao Brasil contar sua experiência na indústria. Como vice-presidente de desenvolvimento de negócios da SoundCloud (plataforma que permite a captura e o compartilhamento de sons pela web), ele trabalha na vanguarda das tendências da música digital. Haynes também é responsável por projetos conhecidos, como o OpenMusicMedia e o Music Hack Day. Quer saber o futuro do armazenamento de arquivos de áudio online? Se liga nesta.
3. Revolução em rede: os movimentos sociais do Século 21 – 10 de fevereiro (sexta-feira), às 16h
As mídias sociais têm sido fundamentais para os movimentos sociais do século 21. Ainda não se sabe quais dimensões isso deve tomar, mas protestos do mundo inteiro surgiram ou tiveram apoio nas redes (lembra do #occupy?). Para comentar o potencial da internet nas mudanças sociais, a Campus Party reúne os ativistas Charles Lenchner, do famoso movimento Occupy Wall Street, Olmo Gálvez, da Acampada del Sol, e Leila Nachawati, blogueira sírio-espanhola que quebrou o silêncio midiático em torno da situação na Síria.
4. Vince Gerardis – 11 de fevereiro (sábado), às 19h
Confessa: você mal pode esperar pelo dia 1º de abril, quando estreia no mundo inteiro – inclusive no Brasil – a segunda temporada de Game of Thrones. Enquanto este dia não chega, dá para ir se alimentando com outras informações incríveis em torno da série. Vince Gerardis é co-fundador da Created By, que representa grandes nomes da literatura em ficção científica, fantasia e terror. A empresa foi pioneira na criação de novas maneiras de lidar com copyright e tem trabalhos conhecidos no mundo geek: entre suas realizações estão o filme Jumper e a premiada série Game of Thrones, adaptação do livro de George R. R. Martin.
5. Michio Kaku – 11 de fevereiro (sábado), às 13h
Se o seu lance é a ciência, essa é A palestra. Conhecido como o “físico do impossível”, Michio Kaku se dedica a desvendar o universo através de simples equações. Kaku é co-criador da Teoria de Campos de Cordas e, hoje, é considerado o principal porta-voz da física teórica no mundo.
6. Sugata Mitra – 7 de fevereiro (terça-feira), às 19h
Um dos maiores estudiosos do mundo na área de tecnologia educacional, o indiano Sugata Mitra abrirá oficialmente as atividades do EducaParty, parte do evento dedicada a discutir a educação no século 21. Ele é pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, da Inglaterra, e professor visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
7. Andreu Veà – 7 de fevereiro (terça-feira), às 13h
Uma das palestras destaques desta edição é a do espanhol Andreu Veà, presidente da Internet Society (Spanish Chapter). Além de ser um dos pioneiros da internet, Veà é conhecido pelo projeto WiWiW (Who is Who in the Internet World), que pretende registrar as principais ideias dos responsáveis pelo desenvolvimento da web que hoje conhecemos.
8. Os filhos da internet – 10 de fevereiro (sexta-feira), às 13h
Essa palestra promete reunir algumas das principais figuras da internet brasileira para contar um pouco de suas histórias e relações com a web. Estarão presentes Rafinha Bastos, PC Siqueira, Rodrigo Fernandes (do site Jacaré Banguela), Maurício Cid (do site Não Salvo) e Rosana Hermann (do site Querido Leitor). Para quem curte ficar por dentro da vida e da obra dos queridinhos do Twitter e da blogosfera brasileira, não dá para não assistir.
Já escolheu a sua palestra? Qual parece mais interessante?
Imagens: Campus Party Brasil 2012 – Divulgação