Descontaço! Revista em Casa por R$ 9,90

“Não apenas acho que nós agiremos sobre a mãe natureza, como também acho que ela quer que façamos isso”

Por Redação Super
Atualizado em 20 ago 2024, 10h30 - Publicado em 17 fev 2012, 17h58

Por Anita Porfirio

Toda semana, a SUPER explica melhor um pouquinho mais sobre aquelas frases que ficaram famosas e marcaram a História, a Filosofia, a Arte, a Cultura ou a Ciência. Se você tem dúvidas sobre o contexto em que foi dita aquela citação que você curte, mande uma sugestão para nós. Depois, pode usá-la sem medo no nick do MSN, no Twitter ou no Facebook.

No dia 10 de fevereiro, a pequena Maria Clara nasceu em São Paulo. Embora bebês nasçam todos os dias, Maria Clara é diferente: ela foi geneticamente planejada para ajudar a irmã Maria Vitória, de 5 anos, que possui uma doença rara, com transplantes e transfusões.

Até parece ficção científica, né? Tanto o cinema e a literatura já exploraram a manipulação genética. Um exemplo é o filme Gattaca, de 1997, que imaginou um futuro em que todo mundo seria selecionado geneticamente para essa ou aquela função.

E é justamente dos créditos desse longa que saiu a nossa frase da semana, dita por Willard Gaylin, um psiquiatra norte-americano que desde 1987 participa de fóruns e discussões sobre bioética, além de ter escrito livros e artigos sobre o assunto. Ele também ajudou a fundar, em 1969, o Centro Hastings, uma instituição de pesquisa dedicada à bioética. Dr. Gaylin sempre suspeitou que uma hora ou outra a ciência ia começar a mexer no genoma. E acertou em cheio.

Continua após a publicidade

Apesar de a frase desta semana fazer com que Gaylin pareça liberal em relação à manipulação genética, o seu famoso ensaio “Fooling with Mother Nature” (brincando com a Mãe Natureza, em tradução livre), de 1990, discute também os perigos deste processo. Ele afirma que a seleção genética pode reduzir a heterogeneidade da população. Foi exatamente esta a grande preocupação dos leitores da SUPER quando viram a matéria de capa da edição de fevereiro da revista, que explora o tema. Participe da discussão no Facebook.

E você, o que acha? Se quiser saber mais sobre o assunto, confira a SUPER deste mês.


Veja a história por trás de outras frases famosas:
Continua após a publicidade

“O Grande Irmão está observando você” – George Orwell

“Olho por olho e o mundo acabará cego” – Mahatma Gandhi

“Jamais interrompa seu adversário quando ele estiver cometendo um erro” – Napoleão Bonaparte

“Trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates” – Steve Jobs

“[Deus] às vezes joga [dados] onde ninguém pode ver” – Stephen Hawking

“A imaginação é mais importante que o conhecimento” – Albert Einstein

Frase da semana: “Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha” – Muhammad Ali

“A gramática controla até reis e princesas!” – Molière

Continua após a publicidade

“Quem sabe dizer se a vida não é o que chamam de morte e a morte não é o que chamam de vida?” – Eurípides

“Computadores são inúteis. Eles só podem dar respostas” – Pablo Picasso

“Patriotismo é quando o amor por seu próprio povo vem primeiro” – Charles de Gaulle

“A ciência é o grande antídoto contra o veneno do entusiasmo e da superstição” – Adam Smith

“Um dia sem risada é um dia desperdiçado” – Charlie Chaplin

“A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos”- John Lennon

“Nós somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos” – William Shakespeare

“Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo” – George Santayana

“Aos olhos da saudade, como o mundo é pequeno!” – Charles Baudelaire

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.