Acredite: a gente anda em círculos
Por Kleyson Barbosa
Esta é para aqueles que sempre reclamam que as pessoas têm dificuldade de seguir em frente: é que, na verdade, andamos em círculos – mas apenas quando não temos pistas visuais, como a luz do sol ou da lua. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa divulgada na revista online Current Biology.
De olho na sabedoria popular, o cientista Jan Souman e sua equipe do Instituto Max Planck Institute for Biological Cybernetics decidiram testar se as pessoas conseguiam andar em uma linha reta. Os locais escolhidos para o teste foram uma floresta alemã e o Deserto do Saara – tanto em dias de sol, como em dias nublados à noite. Os participantes foram monitorados por um aparelho de GPS e por um pesquisador.
De início, parecia fácil caminhar em linha reta: quem andava sob o sol parecia ter pouca dificuldade para manter o caminho. Mas era só o sol ou a lua desapareceram, que as pessoas ficavam perdidas e sem rumos. Mesmo achando que estavam andando em linha reta, elas começavam a rodar em círculos, chegando a passar pelo mesmo local várias vezes sem perceber. Os pesquisadores também vedaram algumas pessoas e orientaram que elas andassem em linha reta. Mas os voluntários acabaram caminhando em direções bastante aleatórias e em círculos até menores que 20 metros de diâmetro.
Souman irá agora testar a experiência em laboratório, com a ajuda de uma esteira e de um óculos de realidade virtual. Sua esperança é recriar alguns dos desafios de navegação num ambiente mais controlado.