Cientistas australianos afirmam: rabiscar faz bem à saúde mental
Todos os professores devem incentivar seus alunos a rabiscar por aí. Pode parecer estranho, mas esse é o pedido de um trio de pesquisadores educacionais da Austrália à comunidade escolar.
Um estudo publicado no periódico Science trouxe a evidência clara: os alunos que costumam rabiscar e desenhar em folhas de papel enquanto fazem outras tarefas têm uma memória melhor do que os donos de lápis quietos. A teoria é que quem fica rabiscando a esmo tende a evitar os devaneios e se concentra melhor.
Vários estudantes de três universidades foram incentivados a ler um texto e alguns tiveram que fazer um desenho criativo e divertido sobre o que haviam lido. Aqueles que desenharam disseram ter se inspirado muito mais do que os que não desenharam. Os pesquisadores acreditam que a atmosfera de brincadeira ajuda a ensinar e a incentivar o aprendizado.
Shaaron Ainsworth, da Universidade de Nottingham, notou que isto funciona melhor ainda nas aulas de ciências – provavelmente porque a matéria depende de imagens, mapas e gráficos para explicar seus conceitos e os desenhos podem aumentar até o interesse do aluno. Agora você já sabe o que dizer quando o seu professor reclamar dos seus desenhos no caderno.