Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cientistas de Harvard criam primeiro tecido “ciborgue” – metade vivo, metade eletrônico

Por Carolina Vilaverde
Atualizado em 20 ago 2024, 09h31 - Publicado em 31 ago 2012, 20h42

exterminador-futuro-ciborgue

Parece ficção científica: pesquisadores geniais criam uma pele sintética que é parte viva, parte eletrônica. Mas pesquisadores da Universidade de Harvard acabaram de anunciar essa descoberta. Na vida real mesmo. Eles criaram o primeiro tecido “ciborgue”, ao incorporar uma rede de minúsculos fios 3D em tecidos de células humanas.

A equipe liderada pelos professores Charles M. Lieber e Daniel Kohane desenvolveu um processo complexo. Primeiro, criaram “andaimes” de fios eletrônicos em escala nano que, depois, eram cultivados com células vivas. Assim, acabavam se integrando e formando o tecido “misto”, feito em parte por células humanas, parte por eletrônicos. Foi a primeira vez que os dois elementos foram realmente integrados em um tecido com capacidade de sensibilidade e estimulação.

E por que isso é importante? A bioengenharia andava atrás de sistemas capazes de detectar mudanças químicas ou elétricas nas células humanas depois que fosse implantado ao corpo. A descoberta pode ser a solução para o desenvolvimento de tecidos artificiais que sejam capazes de monitorar e estimular as células vivas, mesmo depois de inseridos no corpo humano.

“Nós podemos usar eletrodos para medir a atividade em células ou tecidos, mas isso acaba os danificando. Com esta nova tecnologia, pela primeira vez, podemos trabalhar na mesma escala que a unidade do sistema biológico sem o interromper”, disse Liber em entrevista ao site Harvard Gazette.

Continua após a publicidade

Os resultados foram divulgados na revista Nature Materials, em um artigo que detalha como os cientistas conseguiram incorporar nanofios elétricos em um tecido cultivado em laboratório.

E aí, o que você achou da descoberta?

Fontes: Boston Children’s Hospital, Dvice e Harvard Gazette

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.