Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

De volta a 1964 – Sua vida em tempos de ditadura: por dentro do jogo

Por Redação Super
Atualizado em 21 dez 2016, 10h17 - Publicado em 1 abr 2014, 19h24

Um momento de decisões difíceis. Foi com essa premissa que nós, da redação da SUPER, nos propusemos a olhar para os 50 anos do golpe militar brasileiro, comemorado neste 1º de abril de 2014,  e os 21 anos de ditadura que se seguiram a ele. Mas, decidir o enfoque era apenas parte da questão do que seria um especial sobre o período. Era preciso, acima de tudo, saber como apresentar esse momento histórico aos nossos leitores.

FACEdivulgaGolpe

Como faríamos para tratar de uma efeméride que o Brasil inteiro, ou pelo menos todos os meios de comunicação que se prezem, estariam falando? Em tempos da snowfallização da informação, não vou negar que chegamos a pensar em fazer um conteúdo do Golpe com efeito paralaxe. Mas, as nossas raízes falaram mais alto e achamos que esse seria o melhor momento de retomar a produção um modelo que fomos pioneiros no Brasil: o newsgame. Foi assim que nasceu o “De volta a 1964 – Sua vida em tempos de ditadura”.

De lá para cá, foi uma corrida contra o tempo. Tínhamos apenas dois meses para apurar, escrever, desenhar e programar o jogo. Mas, para nos ajudar nessa empreitada, reunimos um time de peso: o editor do site da SUPER, Otavio Cohen; a jornalista Xenya Bucchioni, que além de especialista em imprensa alternativa e pesquisadora do período da ditadura militar, viveu em casa, com seu pai – ex-militante que lutou contra o governo militar -, algumas das questões do período; o Daniel Lazaroni, que já fez parte da nossa equipe e é especialista em games; e o Octavio Fernandes, desenvolvedor web back e front-end.

No fim, a correria valeu a pena e o resultado é game jornalístico: De volta a 1964 – Sua vida em tempos de ditadura, o primeiro da SUPER desenvolvido em HTML5. No jogo, propomos a você, leitor, que volte a 31 de março de 1964 e, a partir de situações inspiradas em fatos reais, escolha qual caminho seguir durante os anos de governo militar. Não há respostas certas, mas cada decisão tomada molda o seu destino durante a ditadura.

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=gwGbJGr9JgE?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

E, como a ideia é aprender com o jogo, além de brincar, você também se informa com uma linha do tempo completa, sobre todos os anos da ditadura militar no Brasil.

Ficou curioso para saber qual seria o seu destino em tempos de ditadura? Não perca mais tempo. Jogue agora!

Mariana Nadai

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.