Festival Internacional de Cultura Digital começa amanhã no Rio de Janeiro
Se você está no Rio de Janeiro, não pode perder esta: entre os dias 2 e 4 de dezembro, o Museu de Arte Moderna e o Odeon Petrobras receberão pela primeira vez uma edição do Festival Internacional de Cultura Digital.Br. O evento, que antes era realizado no formato de fórum na cidade de São Paulo, trará palestras, encontros, atividades, exibições e performances artísticas. A ideia é reunir realizadores, produtores, pesquisadores e ativistas que atuam na intersecção entre cultura, política e tecnologia, promovendo inovações em suas áreas – no Brasil e no mundo. Realizado pela Casa da Cultura Digital, o festival é gratuito e será transmitido pelo site oficial.
Entre os participantes estão Kenneth Goldsmith, criador da Ubuweb, Philippe Aigrain, CEO da Sopinspace – Sociedade pelos Espaços de Informação Pública e Heloisa Buarque de Hollanda, referência no estudo da relação entre cultura e desenvolvimento, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultura digital. O escritor Paulo Coelho também vai marcar presença. Ele deve explicar, via teleconferência, por que é a favor da “pirataria” ou copyleft, disponibilizando em todos os seus livros para download em seu blog.
A programação do evento é composta por seis eixos: Encontro de Rede, Laboratório Experimental, Mostra de Experiências, Visualidades, Arena e Palestras. Além dos palestrantes já confirmados, que vão se apresentar no Odeon Petrobras, a programação será também composta por projetos selecionados e convidados pelo Festival. Serão mais de 100 projetos representando mais de 20 países. Essas atividades ocuparão o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) nos dias 2, 3 e 4 de dezembro.
A abertura será às 20h de sexta-feira, no Odeon Petrobras. Às 20h, o embaixador do Festival Gilberto Gil mediará a palestra de Yochai Benkler, professor de direito na Universidade de Harvard e co-diretor do Berkman Center for Internet and Society. Ele falará sobre o tema “Do software livre e Wikipedia para os sistemas humanos cooperativos”.
Veja a programação completa aqui.
Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro
Av Infante Dom Henrique 85
Parque do Flamengo
Odeon Petrobras
Praça Floriano, 7 – Centro
O acesso às atividades será garantido por ordem de chegada dos interessados até a capacidade máxima dos espaços. Fique esperto.