Flores e frutas
Quando o Emi (o editor, Emiliano Urbim) me contou qual era o assunto da matéria, percebi que seria bem difícil de fazer. Mas seria bem legal também. Estava ali um desafio: contar ao leitor como se fazia uma cirurgia de mudança de sexo.
A tarefa não era fácil. A opção de retratar a cirurgia de forma realista (com foto, ilustração 3D, traço mais próximo da realidade) estava fora. Fotos de procedimentos médicos em geral são bem nojentas para quem não é médico. Daí começamos a pensar em ilustrações iconizadas, que não mostrassem de verdade, mas insinuassem as partes do corpo em questão.
E um dia falei meio brincando: “Ah, vamos usar uma banana!”
E não é que era uma boa idéia? Isso porque as frutas eram facilmente manipuláveis, dava pra cortar, amassar, tirar o recheio, mais ou menos como os médicos fazem na cirurgia de verdade. Então eu e o Emi começamos a rabiscar o que seria o passo-a-passo:
Não, eu não desenho nada! Mas a gente consegue se entender com esses rabiscos. E dá uma olhada no centro, embaixo, já está ali o desenho da página. É importante fazer isso antes de produzir a foto, para ter idéia de como vai ficar a página pronta.
No início, pensamos em usar banana e limão para o homem, e aquela flor chamada copo de leite, para a mulher.
Mas enquanto eu estava no supermercado fazendo as compras antes de ir ao estúdio, eu vi o kiwi e aquela lampadinha (idéia!) surgiu na minha cabeça. Seria muito mais fácil manipular a casca mais macia do kiwi, então resolvi trocar. E a flor também mudou, acabei comprando copo de leite e antúrio, para fazer testes e ver qual delas ficava melhor.
Então fui pro estúdio de Alex Silva, que além de ótimo fotógrafo, topa fazer essas loucuras com a gente, é muito talentoso e perfeccionista, o que é perfeito para esse tipo de “foto quase ilustração”.
Depois disso, só diversão!
Acima está Alex, nosso fotógrafo-cirurgião com todo o seu equipamento de trabalho.
Tudo pronto para o primeiro click!
Alex e seus assistentes montando a luz e posicionando o nosso objeto para a foto.
Eu e o fotógrafo “estudando” como fazer o último passo.
Com as fotos prontas, foi só montar a página, que saiu em Respostas, na edição de janeiro de 2011, capa Destino. Tá nas bancas ainda!
Esse info também tem sua edição online, animada por Daniel Apolinario. Tá bem divertida, dá uma olhada lá.
Espero que vocês tenham gostado.
Renata Steffen
editora de arte
@resteffen
renata.steffen@abril.com.br