Frase da Semana: “Ser justo e ter imaginação: isso é o bastante para se ser um bom jovem”- Kenzaburō Ōe
Em 1994, Kenzaburō Ōe ganhou o prêmio Nobel de literatura. Segundo os jurados, sua capacidade de criar um retrato da condição humana misturando a vida ao mito em um universo fantástico foi o fator fundamental na hora de honrá-lo com a medalha.
A nossa Frase da Semana surgiu em uma entrevista que o escritor japonês cedeu em 1999, quando perguntado sobre como aconselharia jovens aspirantes a escritores. Além de responder à pergunta, Kenzaburō fez uma reflexão sobre a juventude em geral e sobre o que aprendeu com seu filho. Hikari Ōe tem problemas de desenvolvimento mental e visual e, por muito tempo, seus pais acharam que ele nunca se comunicaria.
O autismo do filho foi uma das grandes motivações de Kenzaburō ao escrever seus romances, pois ele acreditava que dava voz a Hikari por meio de suas palavras. Não é coincidência, então, que muitos de seus personagens sejam jovens baseados em seu filho. Mesmo assim, filho de peixe, peixinho é e Hikari encontrou um jeito brilhante de se expressar e comunicar: a música. Você pode encontrar suas composições para piano no YouTube e nas lojas de CDs.
A história de Kenzaburō e seu filho prova que mesmo na adversidade surgem oportunidades e descobertas incríveis. Não tem como não se sentir inspirado por uma família dessas, né?