PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Frase da Semana: “Ser justo e ter imaginação: isso é o bastante para se ser um bom jovem”- Kenzaburō Ōe

Por Anita Porfirio
Atualizado em 21 dez 2016, 10h37 - Publicado em 1 fev 2013, 15h39

Em 1994, Kenzaburō Ōe ganhou o prêmio Nobel de literatura. Segundo os jurados, sua capacidade de criar um retrato da condição humana misturando a vida ao mito em um universo fantástico foi o fator fundamental na hora de honrá-lo com a medalha.

A nossa Frase da Semana surgiu em uma entrevista que o escritor japonês cedeu em 1999, quando perguntado sobre como aconselharia jovens aspirantes a escritores. Além de responder à pergunta, Kenzaburō fez uma reflexão sobre a juventude em geral e sobre o que aprendeu com seu filho. Hikari Ōe tem problemas de desenvolvimento mental e visual e, por muito tempo, seus pais acharam que ele nunca se comunicaria.

O autismo do filho foi uma das grandes motivações de Kenzaburō ao escrever seus romances, pois ele acreditava que dava voz a Hikari por meio de suas palavras. Não é coincidência, então, que muitos de seus personagens sejam jovens baseados em seu filho. Mesmo assim, filho de peixe, peixinho é e Hikari encontrou um jeito brilhante de se expressar e comunicar: a música. Você pode encontrar suas composições para piano no YouTube e nas lojas de CDs.

A história de Kenzaburō e seu filho prova que mesmo na adversidade surgem oportunidades e descobertas incríveis. Não tem como não se sentir inspirado por uma família dessas, né?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.