Game para aprender sobre partículas subatômicas (!)
Como para a maioria das pessoas que não têm o QI de Sheldon Cooper, da série The Big Bang Theory, aprender física não é uma coisa lá muito atrativa e emocionante, um grupo de pesquisa da UNESP lançou hoje um game que dá uma bela ajuda. Chamado Sprace Game (Sprace é também o nome do grupo, que vem da sigla em inglês para Centro Regional de Análise de São Paulo), a ideia é promover a atualização do ensino da física nas escolas. Lembra do modelo que considera os prótons e nêutrons como as partículas mínimas da matéria? Então. Está ultrapassado e a coisa é bem mais complexa, porque depois da descoberta do núcleo em 1911 foi comprovada a existência de muitas outras partículas subatômicas, como quarks, mésons, fótons, neutrinos, léptons, taus e bárions.
Mas nada de pânico e vamos ao jogo: ali, você pilota uma nave miniaturizada que permite olhar e capturar partículas subatômicas, formando depois átomos. Nesse processo, vai aprendendo sobre a massa e a energia das partículas. O game é para fins didáticos, mas é tão viciante que é uma coisa divertida para jogar em casa, tornando possível entender de uma forma bem menos assustadora o que raios são léptons e quarks.
A turma do Sprace já é conhecida pelo trabalho com o processamento de dados do LHC (o maior acelerador de partículas do mundo), o que tornou possível obter um conhecimento aprofundado sobre a física das partículas subatômicas. O game está disponível aqui. Num tempo em que está cada vez mais difícil ficar 50 minutos sentados em uma cadeira escutando o professor falar, é muito bom que haja alternativas para o ensino de coisas como essas, não?
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=_cRZJ3NDFPs&w=480&h=385]