Material genético misterioso pode indicar a existência de novo grupo de seres vivos
Depois de analisar amostras de material genético recolhido no mar entre 2003 e 2007, o pesquisador Jonathan Eisen, da Universidade da Califórnia, anunciou ter descoberto um novo tipo de organismo que pode integrar um grupo desconhecido de seres vivos.
Desde 1990, os cientistas dividem os organismos vivos em três domínios (propostos por Carl Woese): Eukarya, Archaea e Bactéria. No primeiro estão os organismos eucariontes (cujo material genético fica separado do resto da célula, em um núcleo celular protegido por uma membrana). Os organismos procariontes (cuja célula não possui um núcleo organizado) são divididos entre Archaea e Bacteria. Os vírus, que não possuem células, não entram em nenhuma classificação. As amostras recolhidas integrariam, portanto, um 4º domínio de seres vivos.
Usando uma técnica chamada Metagenômica, que consiste em isolar e reconstruir o DNA de amostras coletadas em ambientes, como o mar, solo ou esgotos, Jonathan Eisen descobriu que o material em questão não se encaixava em nenhum desses grupos conhecidos. De onde veio, então? Os cientistas não têm ideia.
Segundo Eisen, é possível que os genes tenham vindo de algum tipo de vírus ainda não conhecido. “Dado que o mundo viral conhecido representa apenas uma pequena fração da diversidade total existente, e tendo em conta descobertas inesperadas vindas de genômica viral recente, isso é perfeitamente possível”, diz ele em seu artigo publicado no site Plosone.org.
Outra hipótese é a de que o material genético tenha vindo de um grupo desconhecido de seres vivos. Mas isso só será confirmado com estudos posteriores que determinem a fonte dessa variação genética. “Então, dependendo das respostas obtidas, estudos mais profundos poderão ajudar a determinar se a singularidade se estende a todos os genes do genoma ou se é apenas visto em poucos deles”, conclui o estudo.
Observação: erroneamente, nos referimos aos domínios da classificação de Woese como Reinos. A informação já foi corrigida.