Morre Roberto Civita, presidente do Grupo Abril
O editor Roberto Civita, presidente do Grupo Abril e dos conselhos editorial e administrativo da Abril Mídia, morreu na noite deste domingo (26), aos 76 anos, às 21h41, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, devido à falência de múltiplos órgãos, depois de três meses internado para a correção de um aneurisma abdominal. Civita deixa a mulher Maria Antonia, os filhos do primeiro casamento Giancarlo, Roberta e Victor, além de seis netos e enteados.
Civita era leitor da SUPER e gostava muito de comentar nossas reportagens e de sugerir pautas. E sugeria com conhecimento de causa, afinal ele tinha formação científica. Antes de assumir a empresa, ele estudou Física Nuclear na Rice University, no Texas. Formou-se também em jornalismo, economia e sociologia em universidades de ponta dos Estados Unidos.
Leia abaixo a carta ao leitor escrita por ele e publicada na edição de aniversário de 15 anos da SUPER, em setembro de 2002:
Quinze anos de SUPER
Em outubro de 1987, no meio de uma outra “crise”, meu pai Victor Civita lançou a primeira edição da Super com as seguintes palavras: “Nós, da Editora Abril… por acreditarmos tanto no valor da descoberta e da acumulação do conhecimento científico e tecnológico quanto na importância da sua divulgação… estamos apresentando ao público brasileiro uma nova revista mensal”.
Enquanto preparava o lançamento, a equipe que fez a revista passou horas debatendo o nome da nova publicação. Cogitava-se chamá-la de “Muito Interessante”, como sua irmã espanhola Muy Interesante. Mas a revista que imaginávamos tinha que ser mais que “muito interessante”. Tinha que ser “super”.
Nasceu a convicção de que o nome deveria ser “Superinteressante”, pois nenhum outro conseguia transmitir com a mesma clareza o conteúdo e o propósito de uma revista que pretendia abordar uma pauta de assuntos sem limites, cobrindo “desde Física até Pré-História, de Astronomia a Ecologia, de Informática a Psicologia ou Religião”.
Quinze anos depois, constatamos, com enorme satisfação e alegria, que tanto o projeto quanto o nome enfim escolhido “pegaram”, e muito. Hoje, a Super é, de longe, a maior revista brasileira de divulgação técnica e científica, e – surpresa! – a terceira maior revista mensal do país, com uma circulação total que supera os 400 000 exemplares por edição e com mais de 3 milhões de leitores de todas as idades espalhados pelo imenso território nacional. É para comemorar isso que estamos lançando esta edição extra, um presente a todos os públicos da revista pelo sucesso que nos proporcionaram.
Apesar de ainda adolescente, Super já gerou filhotes bonitos e saudáveis, incluindo desde edições especiais sobre os temas mais diversos até a recém-lançada e muito bem- sucedida Mundo Estranho que – em pouco mais de um ano – se firmou como a revista das “perguntas mais instigantes e das respostas mais surpreendentes”.
É um verdadeiro orgulho e prazer para todos nós da Abril constatar que – graças ao brilhante trabalho da jovem e talentosa equipe dirigida por Adriano Silva e Paulo Nogueira – os milhões de leitores de Super têm acesso a uma família de publicações que os mantêm informados com precisão, desafiando a sua imaginação e divertindo inteligentemente.
Conte conosco para continuar fazendo isso durante pelo menos o resto do século!
Roberto Civita