Mundosuper: a nova seção da revista
Em julho, a Super estreou uma nova seção no começo da revista. Mundosuper agora substitui as antigas Fórum e Digital, que serviam, respectivamente, para espaço para as cartas e e-mails enviados por leitores e para os destaques do mês aqui no site. Mudamos. Nesse inverno resolvemos fazer algo de diferente.
Muitas vezes, seções de cartas em revista não refletem mais a nossa realidade. Gostamos de uma matéria, comentamos sobre ela no Twitter. Curtimos uma capa, compartilhamos no Facebook. Isso lado a lado com os tradicionais e-mails. Mas o mais importante não é o gostou/não gostou. É a discussão que o que publicamos gera, o debate, a mesa-redonda que se forma para reunir quem é contra, a favor, indiferente, radical em relação às matérias publicadas na revista e no site.
Cada post nosso no Facebook, por exemplo, gera dezenas, às vezes centenas de comentários. O Mundosuper pretende abraçar isso. É o espaço, na revista, para o que o leitor publica em qualquer rede social, blog, site (e, sim, também os e-mails que chegam. E até as raras cartas).
O primeiro rascunho. Toda a arte de um jornalista com canetinhas na mão
E é também o espaço onde não mais mostramos os destaques do site no mês que se inicia. Um pouco mais que isso. É o lugar dos nossos conteúdos multiplataformas. Que histórias vamos contar usando revista e site? Revista, ipad e Twitter? E site e Facebook? Youtube, Twitter e revista? Já há algum tempo a Super não é só mais uma revista que tem um site e está nas redes sociais (ainda bem). A Super é uma marca que oferece jornalismo de comportamento, tendências, ciência, tecnologia, cultura e curiosidades que você pode encontrar na banca da esquina, na App Store, no navegador da internet, no celular.
Por isso todo mês Mundosuper terá um infográfico (é, a gente adora, não dá pra evitar) mostrando de um jeito diferente esses conteúdos que estarão em pelo menos duas plataformas diferentes. Na estreia, fizemos um mapa-múndi.
Cada país representava uma plataforma da Super. As fronteiras entre eles significavam conteúdos transmídia. Se algo está em uma região não fronteiriça, é exclusivo daquela plataforma. Veja um dos primeiros estudos:
Testes e testes feitos pela editora de arte Renata Steffen e do ilustrador Samuel Rodriges depois, chegamos ao resultado final:
Para a segunda versão, um sistema solar representa os destaques da Super:
E agora, para os próximos? Sugestão são bem-vindas!
Felipe van Deursen, editor
(@vandeursen)