Passo a passo|Manual: como adivinhar o final de uma comédia romântica
“O avião caiu de novo”, avisei. Pela segunda vez, não decolava o Manual que ensinaria “como pousar um avião” – sem saber pilotar. Na qualidade de editor da seção, eu tinha que pensar em algo fácil pra ontem. E dá-lhe bloco:
1. Como manter as crianças acreditando em Papai Noel – como se fosse possível.
2. Como comprar presente de amigo secreto – como se alguém precisasse.
3. Como se comportar na festa da firma – como se alguém se comportasse.
?. Menor ideia. Felizmente, escrevi só “qual modinha” e parei.
4. Finalmente, algo que rendia: Como descobrir o fim de uma comédia romântica!
Me lembrando dos clichês dos filmes (casal que começa junto não fica junto, antipatia é quase amor, quem aposta casa, etc.) fui me dando conta que, melhor do que uma lista simples, era melhor fazer um fluxograma, que os mais internacionais chamam de “flowchart”.
Na hora de passar meus rabiscos pro computador, abri o… Power Point. Como nunca passei do Paint, o criador de apresentações é o meu programa gráfico.
Agora a bola estava com Renata Steffen, neta do Geada e editora de arte da Super. Com talento (e software adequado), ela ajeitou tudo em uma página.
Acontece aqueles “sins” e “nãos” com corações cheios e partidos estavam deixando tudo mais confuso do que deveria. Após intensa reengenharia, a Rê fez todos os caminhos levarem a um coração central. Foi a versão final, que saiu na edição deste mês, se depender dos roteiristas, vai permanecer atual por muito tempo.
Emiliano Urbim
editor | @urbim