PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Responsável pelas redes sociais na campanha de Obama afirma que o número de usuários de um serviço não determina seu sucesso

Por Kleyson Barbosa
Atualizado em 21 dez 2016, 10h18 - Publicado em 28 jan 2010, 21h21

<!–
/* Style Definitions */
p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal
{mso-style-parent:"";
margin:0cm;
margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:12.0pt;
font-family:"Times New Roman";
mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}
@page Section1
{size:595.3pt 841.9pt;
margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm;
mso-header-margin:35.4pt;
mso-footer-margin:35.4pt;
mso-paper-source:0;}
div.Section1
{page:Section1;}
–>

bone-goodstein-450-300Por Ana Carolina Prado

O responsável pelas estratégias nas redes sociais e móveis
da campanha de Barack Obama, Scott Goodstein, esteve na Campus Party na quarta,27,
para falar sobre o uso político das redes sociais. Goodstein falou à SUPER que
gostaria de participar das eleições brasileiras, mas que ainda não há nada
certo. Há expectativa de que ele coordene a área na campanha de Dilma Rousseff
ao Planalto em 2010.

Continua após a publicidade

 

Em sua palestra na Campus Party, o marqueteiro digital
procurou mostrar que as redes sociais não são boas apenas para fins políticos,
mas também para divulgar idéias e causas – ele mesmo não trabalha apenas com
política, e se envolve em várias “batalhas”, como campanhas contra o suicídio.Esse
tipo de estratégia cria a sensação de se estar conectado e mais próximo às
pessoas, e isso é positivo para políticos, empresas e artistas, porque os
envolve e motiva o engajamento.

 

“Não ter medo de experimentar” foi o grande tema defendido
por Goodstein. E o uso do Twitter se encaixa aí: quando fizeram a estratégia da
campanha de Obama, eles não sabiam se daria certo. Até porque, não eram muitos
os que conheciam o serviço de microblogging, mas funcionou. O que nos leva à
segunda regra: o número de usuários de um serviço não determina seu sucesso. Como
a gente nunca tinha pensado nisso, não é? E daí surge mais uma mensagem
relevante: o que importa nesse marketing digital é atingir pessoas-chave que
possam repassar a mensagem a outros usando seus próprios meios.

Continua após a publicidade

 goodstein-450-300

É por isso que esse tipo de estratégia pode funcionar no
Brasil, mesmo com uma parcela pequena da população sabendo usar Facebook,
Twitter e afins. (Pausa para um comentário campuseiro: Twitter não é
unanimidade nem entre os nerds ligados da Campus Party. Vários deles não tinham
uma conta lá e diziam, envergonhados, que logo fariam uma).

 

Os políticos brasileiros já estão mais “digitais” e isso é
importantíssimo porque, como diz Scott, não basta investir apenas em propaganda
pela televisão. “As pessoas não se sentam mais diante da TV quietas e com
atenção como faziam há cinco anos. Elas estão falando nos seus telefones,
acessando o e-mail, visitando websites”, defende.

Continua após a publicidade

 

E atenção políticos que ficam twittando várias vezes ao dia
sobre assuntos menos importantes e ganharem fama de desocupados: podem sorrir. O
marqueteiro digital do Obama defende você e diz: “Depende de cada um. Se ele
trabalha e faz o que tem que fazer, qual o problema de usar o serviço também
para fazer piada ruim e falar de futebol?”, brinca.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.