Servindo bem para servir sempre: o cardápio da SUPER
A ideia de fazer um novo sumário para a SUPER veio com a mudança do projeto gráfico, em agosto de 2009. O nosso objetivo era mostrar graficamente o conteúdo da revista, exibindo não só uma lista de seções e páginas, mas também os assuntos de que falaríamos naquela edição.
Embora façamos um Cardápio diferente a cada mês, durante 4 edições experimentamos com variações sobre o mesmo “conceito”, ou seja, usamos os mesmos elementos mas os organizamos de forma diferente. Com isso, queríamos:
– dar tempo aos leitores para se adaptar à leitura de cada gráfico;
– dar tempo a nós mesmos: para aprimorar a organização da informação todo mês, sem precisar recomeçar do zero;
Assim, todo mês, eu e a repórter Karin reunimos referências e discutimos novas formas de fazer nosso sumário, para que você não só o entenda melhor, mas também se surpreenda com as incríveis soluções que encontramos. =P
1. OS BLOCOS
Ideia principal: um gráfico de colunas, onde cada uma delas representasse um assunto e fosse subdividida em matérias. Com isso, quanto maior a coluna, mais páginas havia falando desse assunto.
Segunda leitura: os blocos têm as mesmas cores que as seções (Novas, Reportagens, Radar); o tamanho dos blocos reflete a quantidade de páginas de cada matéria/nota.
Conseguimos melhorá-lo ao longo dos meses (a primeira versão ficou um tanto confusa) — desde o “protótipo” não publicado, acima e à esquerda —, tornando a composição menos visual e mais informativa.
Nossa versão favorita foi essa, que ainda tem prós e contras:
Pontos positivos:
– simples e fácil de ler;
Pontos negativos:
– as matérias seguem a ordem de assunto, não a da revista;
– o tamanho dos blocos não informa com precisão a quantidade de páginas (temos só 3 valores: 1, 2 e maior que 2.
– a tag “piada”, que muitas vezes ficou sem graça (aqui, “friiio”).
2. O ORGANOGRAMA OU ÁRVORE OU LINK OU SISTEMA SOLAR
Ideia principal: um gráfico mostrando os assuntos da revista como vértices aos quais estão ligados as matérias/notas.
Segunda leitura: como nos Cardápios anteriores, as cores são as mesmas das seções. O tamanho dos círculos reflete a quantidade de páginas de cada matéria/nota.
Como a parte gráfica desse foi resolvida rapidinho, fomos testando, ao longo dos meses, variações nos próprios dados: fazendo conexões entre matérias diferentes através de assuntos em comum, destacando a matéria central etc… A maioria dessas páginas já veio detalhadamente desenhada pela Karin (a lápis mesmo), incluindo essa dupla aí embaixo, da edição verde — onde destacamos o tema central da revista, a sustentabilidade:
Pontos a favor:
– um pouco mais divertido que o anterior, deve ter encorajado mais gente a ler o sumário…
– o fim da tag “piada”, ufa;
Pontos fracos:
– o problema com a ordem das matérias persistiu, por isso ainda não pudemos abrir mão do sumário convencional na lateral da página;
– o problema e imprecisão no tamanho das matérias também continuou.
Por hoje é só, mas a aventura dos Cardápios continua! Semana que vem tem mais!
E você, o que acha das nossas tentativas e erros? Qual desses Cardápios você gosta mais?
Gabriel Gianordoli
@gianordoli
designer