PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Torre do Big Ben está inclinando

Por Ana Carolina Prado
Atualizado em 21 dez 2016, 10h36 - Publicado em 14 out 2011, 16h36

big-ben-inclinado

O Big Ben está inclinando. Um dos lados da torre de 96 metros de altura que faz parte do conjunto do Parlamento Britânico em Londres está afundando e já entortou 0.26 graus para o noroeste. A inclinação é 16 vezes menor que a da Torre de Pisa, mas grande o bastante para ser percebida a olho nu. Em seu ponto mais crítico, a torre construída no século 19 está com uma inclinação de 50 centímetros.

Mike McCann, o guardião do relógio, disse à BBC de Londres que a situação tem sido acompanhada desde 1999, mas que o nível de inclinação tem acelerado desde 2003, passando a ser de 0,9 milímetros por ano – até então, a taxa era de 0,65 mm anuais. Esses níveis não são considerados perigosos. “O nosso perito acredita que vai demorar entre  4.000 e 10.000 anos para que isso se torne um problema, mas é preciso acompanhar a evolução do movimento”, disse McCann.

big-ben
Imagem: reprodução BBC

Ainda não se sabe ao certo o que está provocando a inclinação. Um relatório relacionou isso à construção de um estacionamento subterrâneo no início dos anos 70 e a uma extensão da linha de metrô de Londres. Mudanças nas condições do terreno também seriam responsáveis: a argila do solo estaria secando e provocando o movimento. A inclinação resultou na formação de rachaduras nas paredes e tetos de partes da construção.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.