PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Tremor devasta Haiti

Por Ana Carolina Prado
Atualizado em 19 ago 2024, 15h06 - Publicado em 13 jan 2010, 17h52

Por Ana Carolina Prado

O terremoto que atingiu o Haiti ontem e chegou a destruir até o Palácio Presidencial e um prédio utilizado pela ONU atingiu 7 graus na escala Richter (medida a intensidade de um terremoto, que você pode entender como funciona nesta matéria da ME). É o mais forte a atingir o país em mais de 200 anos, afirma o Centro Geológico dos Estados Unidos.

Os abalos sísmicos são classificados de acordo com a energia mecânica, ou onda de choque que liberam e dá pra entender como funciona a classificação dos terremotos aqui.

Dentre as vítimas, estão 14 militares brasileiros que faziam parte da força de paz liderada pelo Brasil e a médica pediatra e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. O premiê do Haiti, Jean-Max Bellerive, disse nesta quarta-feira (13) à rede CNN que o número de mortos pelo terremoto que atingiu o país pode passar de 100 mil pessoas – o que coloca o abalo entre os terremotos que mais mataram no mundo, próximo do fenômeno que devastou as regiões da Sicília e da Calábria, na Itália, em 1908 (leia mais aqui).

Continua após a publicidade

Poucas catástrofes naturais são tão devastadoras quanto os terremotos, contudo é bom ficar ciente: o que mata não é o tremor do chão, mas as coisas que o homem constrói em cima dele. Veja mais nesta matéria da SUPER.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.