PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Turma do funil

Por Redação Super
Atualizado em 21 dez 2016, 10h36 - Publicado em 9 Maio 2011, 21h44

Uma das coisas que a gente procura aqui na Super é estar junto com as tendências. Falar do que o que todo mundo está falando, mas com o jeito Super de fazer. Desde o ano passado, percebemos que estavam aparecendo no twitter e em blogs de design e infografia alguns gráficos que dividiam comidas e bebidas. Seriam algo como receitas infografadas. Pelo nosso radar passaram, entre outros, os adesivos de parede da Hu2 design (que eu até tenho grudado na porta do armário da minha cozinha!), os já clássico infográfico dos tipos de cafés, as belas ilustrações do Fábio Rex, entre outras referências de sites, jornais e revistas pelo mundo.

Decidimos que era hora da Super também falar sobre o assunto. Mas criando o gráfico com a nossa cara. Foi o que eu e o editor Emiliano Urbim fizemos quando chamamos a repórter Thais Sant’ana para apurar as interferências químicas entre cada uma das substâncias que compõe cada drinque. Queríamos explicar para o leitor o que acontece quando as bebidas se misturam e quais seriam as combinações perfeitas do ponto de vista da ciência. Para isso, escolhemos desde as bebidas mais populares (como bombeirinho e rabo de galo), até os mais chiques e complicadas de fazer (como o cosmopolitan e o dry martini). Foi assim que desenhamos o rafe da página:

Com essa missão, Thais foi a diversos bares e apurou a porcentagem de cada bebida nos coquetéis escolhidos e qual eram os copos específicos de cada drinque, que são informações fundamentais para a realização dos infográficos. Ela me mandou os números e algumas fotos, que serviriam de guia para a produção.

Continua após a publicidade

Com isso, fiz o layout da página (que ficou bem parecido com aquele rafe lá de cima):

Continua após a publicidade

Decidimos fazer esse infográfico usando foto porque isso traria uma informação visual a mais para o leitor. Além de ter a parte química, as curiosidades e a divisão da pizza de cada bebida, daria para ver a textura de cada bebida que compunha a mistura, e a foto do coquetel pronto. Por isso, chamei o fotógrafo Alex Silva para fotografar cada uma das bebidas. Foi um trabalhão de um dia inteiro, porque cada fatiazinha da pizza foi uma foto diferente, além das fotos das bebidas prontas.

Com os números que a Thaís tinha me passado, fiz os gráficos de cada bebida no illustrator.

Continua após a publicidade

Depois, montei as fotos no tamanho exato do gráfico e cresci a foto do cosmopolitan, para deixar a página mais chamativa. Enquanto isso, o editor Maurício Horta fechou o texto, e o resultado final foi este:

Mas ainda não acabou. Agora a Super também tem a sua versão pro ipad. Não poderíamos fazer o mesmo layout, pois ia ser complicado de ler, por isso, separei cada bebida em uma página, com um índice embaixo, onde o leitor poderia navegar por cada drinque.

Continua após a publicidade

Depois de tudo pronto e publicado, vimos que algumas pessoas nos acusaram de cópia no twitter, o que eu acho uma crítica sem fundamento. A nossa pauta é diferente das outras, usamos foto e nossa apuração é exclusiva e inclui outros tipos de drinques. Além disso, o gráfico de pizza é um formato consagrado na infografia, e seria difícil fugir dele, afinal, é o formato do copo! A pesquisa é parte fundamental na função de um designer. Ir atrás de referências de estilo, foto, cor, tudo isso é parte do nosso trabalho, para que a partir deles possamos criar algo novo. Tendência são ideias, gráficos, assuntos, cores, tipografia e estilos que estão sendo usados por muitas pessoas ao mesmo tempo. No fim, acho que todos têm algo em comum e todos são originais.

Renata Steffen
editora de arte
@resteffen

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.