Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

9 ferramentas gratuitas para você aprender a programar

Por Redação Super
Atualizado em 20 ago 2024, 10h52 - Publicado em 13 dez 2013, 10h00

Por Iana Chan

Se você vivesse na Idade Média e um monge copista oferecesse a privilegiada oportunidade de aprender a ler e a escrever – sem, digamos, ter que se abdicar de sua vida mundana-, você aceitaria? Pense nas bibliotecas enclausuradas nas abadias e em todo conhecimento que estaria ao seu alcance. Se você é um leitor que se preze, sua resposta com certeza seria sim, certo? Pois então aceite nosso conselho e vá aprender a programar!

tumblr-programar
(via)

Nossa vida é movida pelo códigos e algoritmos. Dominá-los é uma habilidade para quem quer entender esse mundo e criar coisas novas. Exatamente o que a capacidade de ler e escrever permitiu, muito tempo atrás. “Se você não souber programar, você será como uma das pessoas iletradas da Idade Média que foram educadas a pensar pelos padres letrados”, diz Tim O’Reilly, entusiasta do software livre no site Code.org.

Programar é basicamente “conversar” com computadores para que eles cumpram tarefas por nós. Mesmo que você não trabalhe diretamente com isso, programar desenvolve nosso raciocínio lógico e nossa capacidade de resolver problemas. Fora que, mais dia, menos dia, saber como funcionam as tecnologias presentes no nosso cotidiano será fundamental.

tumblr-cachorro
(via)

Continua após a publicidade

“Aprender a programar não é só importante para o seu futuro. É importante para o futuro do país. Não compre um videogame apenas, faça um. Não fique apenas jogando no celular, aprenda como programá-lo!”. Foi com essas palavras que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou a campanha “Hour of Code” (Hora de Código), na tradicional Semana do Ensino da Ciência da Programação, que vai até o dia 15 de dezembro.

A ideia é incentivar estudantes americanos a escrever suas primeiras linhas de código e acumular 10 milhões de horas estudadas em todo o país. O site da campanha reúne vários tutoriais que desmistificam a ideia de que programar é para poucas mentes privilegiadas.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=FC5FbmsH4fw?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Aprender a programar é muito semelhante a estudar um novo idioma. O primeiro passo, aliás, é escolher uma linguagem de programação, que possui uma sintaxe e estrutura própria. Para nossa sorte, não dependemos da boa vontade de monges copistas, mas de nerds e hackers – e eles costumam ser bem generosos em compartilhar seu conhecimento. Veja plataformas intuitivas e interativas perfeitas para aqueles que querem dar os primeiros passos no mundo da programação:

 

1. Hour of Code

Continua após a publicidade

É a plataforma da campanha da Semana do Ensino da Ciência da Programação deste ano. Nela, estão disponíveis vários tutoriais para todos gostos e idades, alguns, inclusibe, em português. Como os puzzles com Angry Birds.

prog-labirinto

Há tutoriais para aprender a programar até mesmo sem computadores, usando papel e caneta para escrever um algoritmo capaz de cumprir determinada tarefa. Em vez do computador, quem lê o código e executa são… humanos.

A Khan Academy também entrou na jogada e lançou um tutorial para aprender a programar um cartão de boas festas em JavaScript, uma das linguagens mais famosas e usadas nas páginas da internet. Dá uma olhada (em inglês).

2. Codeacademy

Continua após a publicidade

prog-code

É a maior e mais famosa plataforma para aprender a programar. Possui diferentes cursos gratuitos para diversas linguagens ( Python, PHP, JavaScript, e Ruby), e também tem um curso chamado Web Fundamentals, que ensina a construir sites com HTML e CSS. Os cursos são bem-humorados, interativos e gamificados (você ganha badges e acompanha sua evolução). Dá para começar a escrever suas primeiras linhas de código rapidinho.

Para a campanha Hour of Code, o Codeacademy também lançou seu primeiro app para ensinar a programar. Por enquanto, está apenas disponível para iPhone.

 

3. Scratch

Continua após a publicidade

prog-scratch

É uma linguagem criada pelo Media Lab, laboratório de inovação o MIT, que permite a criação intuitiva de animações, jogos e histórias interativas. Desde 2007, crianças a partir de 5 anos já podem usar o Scratch, que é muito visual: os comandos são bloquinhos que se encaixam e formam o algoritmo.

“As crianças estão conseguindo expressar suas ideias por meio de novas tecnologias. Elas estão se tornando fluentes”, disse o criador do Scratch, Mitch Resnick,em uma palestra no TED Beacon Street. No site, que é também uma grande comunidade social, você pode disponibilizar seu projeto e ver o trabalho dos outros – você vai encontrar animações e joguinhos adoráveis feito por crianças.

 

4. Blockly

Continua após a publicidade

prog-blog

Blockly é um editor visual de programação, o que facilita (muito) o aprendizado, e tem uma série de tutoriais em português. Não é preciso escrever nada, apenas arrastar os blocos de comando. O quebra-cabeça é um bom começo para aprender a decompor um problema em etapas e ordená-las logicamente. Nele, você tem que comandar um bonequinho a chegar ao seu destino, dando coordenadas em forma de algoritmo.

 

5. Moocs (Massive Open Online Course)

menino-tumblr

Os famosos cursos on-line gratuitos para grandes públicos também oferecem aulas na área da Ciência da Computação. Normalmente, estruturados em módulos compostor por videoaulas, quizzes e leitura complementar, exigem mais dedicação para serem completados. A cada semana, novos módulos são lançados e, no final, geralmente há uma prova. Fique atento, pois o conteúdo só fica disponível no período em que o curso é dado. Veja os cursos nas principais plataformas:

EDX

* CS50x – Introdução a Ciência da Computação (Harvard)

* Introdução a Ciência da Computação e Programando em Python (MIT)

* Um gostinho da Programação em Python (MIT)


COURSERA

Python (Universidade Rice)

Lógica (Universidade de Melborune)

UDACITY

Introdução a Ciência da Computação Python (University de Virginia)

Introdução a programação em Java (Universidade Estadual de San José)

 

6. CC50

logo

Quando tinha 17 anos, Gabriel Lima Guimarães fez um curso introdutório de Ciência da Computação em Harvard (o chamado CC50 – disponível na plataforma EDx, indicada acima) e gostou muito. Tanto que decidiu transmiti-lo para outros brasileiros interessados em aprender a programar.

Ele traduziu o material, gravou as aulas em vídeo e disponibilizou tudo gratuitamente no site, com exercícios e tudo mais. O curso não tem nenhum pré-requisito e começa bem do básico! Não tem as aplicações interativas, mas é inteiro em português.

 

7. Try Ruby

try-ruby

Ruby é considerada uma linguagem fácil de aprender, pois não exige conhecimentos teóricos profundos sobre o funcionamento dos computadores. Além disso, é usada em Ruby in rails, uma das ferramentas mais usadas para fazer aplicações na internet. Nesta plataforma totalmente interativa (e com gráficos fofolentos), você é levado a entender os conceitos principais com exercícios práticos e simples.

 

8. Codeschool

code_school

Apesar de ser uma plataforma paga, possui diversos módulos gratuitos. Os cursos são compostos por videoaulas e exercícios interativos. Na área gratuita, você pode aprender HTML/CSS, Ruby, Javascript e até como desenvolver aplicativos para o sistema IOS (do iPhone e iPad)

9. Tuts+

 tutsutsu

A área gratuita do Tuts+ tem diversos cursos, incluindo programação e design. São aulas curtas em vídeo, sem exercícios. Um dos destaques são os módulos “30 dias”, em que eles prometem ensinar a construir sites com HTML e CSS  ou aprender Jquery – biblioteca usada no WordPress, por exemplo- em um mês. Bom para quem tem mania de começar e não terminar as coisas.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.