As 3 defesas que ficaram mais tempo sem tomar gols em Copas
por Braulio Lorentz
COLABORAÇÃO PARA A SUPERINTERESSANTE
Virou rotina nesta Copa do Mundo ouvir de narradores e comentaristas que a Suíça, eliminada logo na primeira fase, atuava com “a precisão de um relógio”. O goleiro Diego Benaglio provavelmente foi um dos poucos a achar graça nessa piadinha. Afinal, depois de ficar em campo 165 minutos sem ter que buscar a bola nas redes em 2010, a Suíça passou a ser a seleção a ficar mais tempo sem tomar gols: nada menos do que 557 minutos em quatro partidas de 2006 e quase duas deste ano. Quem zerou a contagem, aos 30 minutos do segundo tempo, foi o chileno Gonzáles.
Confira o pódio das defesas que ficaram mais tempo sem tomar gols:
3º) Inglaterra (1982 e 1986) – 501 minutos
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=AwdfTSMeIPo&w=480&h=385]
A Inglaterra passou cinco partidas sem tomar gols em duas edições de Copas do Mundo. Em 1982, na Espanha, o time foi eliminado mesmo tendo tomado só um gol na competição (que ocorreu na primeira partida, na vitória sobre a França). Os minutos sem levar gols duraram até o segundo jogo da Copa do México, quatro anos depois, contra Portugal. O jogador Carlos Manuel acabou com o jejum inglês ao marcar o gol da vitória portuguesa aos 25 do segundo tempo. O recorde é mérito do goleiro Peter Shilton, o defensor do time inglês nos dois Mundiais.
2º) Itália (1986 e 1990) – 550 minutos
A Itália ficou sem tomar gols em Copas de 17 de junho de 1986 (quando perdeu por 2 a 0 no jogo contra a França) a 3 de julho de 1990 – quando a Argentina acabou com o jejum de gols levados pelo time. Na ocasião, a Itália empatou com a Argentina em 1 a 1 nas semifinais do Mundial e perdeu nos pênaltis.
1º) Suíça (1994, 2006 e 2010) – 557 minutos
O primeiro lugar da Suíça é um feito e tanto, ainda mais quando se considera que os recordistas anteriores eram escolas muito mais nobres do futebol europeu – naturalmente associado à capacidade de impedir os avanços adversários. Enquanto o tal do “ferrolho suíço” estiver funcionando, por mais que seja outro símbolo do país, melhor esquecer piadas com chocolate.